Brasil leva virada no RJ e perde da França na Liga Mundial
A estreia do Brasil na fase final da Liga Mundial de vôlei, no Maracanãzinho, foi com derrota para a França por 3 sets a 1. Mesmo saindo na frente no primeiro set, com 29/27, a Seleção sofreu a virada após os franceses levarem as parciais seguintes por 25/21, 31/29 e 25/19. Na fase final, o Brasil está no Grupo A, junto a Estados Unidos e França. A outra chave é formada por Itália, Polônia e Sérvia.
A partida também serviu de evento-teste para a Olimpíada de 2016. Palco de um confronto apertado entre as equipes, o Maracanãzinho viu o Brasil sofrer com o duelo. Embora os anfitriões tenham levado o primeiro set, a França conseguiu boa performance durante o restante da partida, abrindo vantagem no último set.
O Brasil saiu na frente no marcador, abrindo uma vantagem de dois pontos em relação à França. Com boas defesas de Murilo e Isac, a equipe logo abriu 12/7, segurando uma diferença considerável, principalmente após sucessivos erros de saque por parte dos franceses e uma crescente de Lucarelli, deixando o placar em 23/18. O ponteiro fez boas jogadas, principalmente após algumas falhas de Lucão ao sacar.
A França conseguiu uma reação ao final do primeiro set e soube diminuir. Evandro ainda tentou passar pelo bloqueio rival, mas cedeu e deixou em 23/21. Na sequência, a seleção adversária errou o saque e levou o Brasil ao set point, se safando na primeira tentativa. Depois, foi a vez de Lucarelli falhar no ataque e deixar o placar apertado, em 24/23. A França conseguiu empatar e as seleções seguiram pontuando, até Murilo acertar um bloqueio e fechar o set para o Brasil em 29/27.
O segundo set manteve o ritmo do primeiro, com as equipes alternando a dianteira no placar em um ritmo mais frenético. Com o resultado parcial em 18/18, a França conseguiu abrir e segurar em 20/18. O Brasil ainda tentou reagir, mas errou o saque e perdeu o set por 25/21.
Disposto a recuperar a dianteira, o Brasil saiu na frente no terceiro set, sempre com a margem de um ponto. A França virou em 14/13 e o Brasil reverteu a vantagem para 15/14. Novamente os adversários tomaram a melhor pontuação, de 21/20, seguidos de outra reação brasileira: 22/21. As seleções seguiram a mesma receita do último set e continuaram empatando e virando. Quando os marcadores apontavam 30/29 para os franceses, Lucão foi barrado no bloqueio rival, que fechou o set em 31/29.
Foi a vez da França iniciar com a vantagem, seguida do empate brasileiro por 3/3. A Seleção encostou no 16/15, mas após um erro de saque de Lipe os franceses conseguiram um ace e abriram 20/17. A vantagem continuou em aberto, com a França indo ao set point por 24/19. Com a última marcação, fecharam o set e conquistaram a vitória.