Liga Mundial começa com novo sistema e jogos entre "pequenos"
Com um novo sistema de disputa e duas partidas entre seleções do segundo escalão mundial, a Liga Mundial 2013 começará nesta sexta-feira. Pela primeira vez, a competição contará com 18 seleções.
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) adotou um formato diferente para a Liga Mundial. Foram compostos três grupos com seis times cada. As chaves A e B contam com as 12 melhores seleções do ranking mundial de agosto do ano passado. Já o Grupo C reúne o segundo escalão do torneio, com quatro seleções com ranking inferior às outras 12 equipes, mais dois convidados: Japão e Portugal.
E serão exatamente dois jogos do Grupo C que abrirão o torneio. Em Helsinque, a Finlândia receberá Portugal. E em Québec, o Canadá duelará com a Holanda. O sexto time é a Coreia do Sul.
Apesar de compor grupos desequilibrados tecnicamente, a FIVB também fez uma diferenciação no sistema de classificação para as finais da Liga, que acontecerão na Argentina em julho. Enquanto os dois primeiros colocados dos Grupos A e B avançarão à fase seguinte, apenas a melhor seleção na chave C terá um lugar entre os seis finalistas os argentinos já possuem vaga por serem o país sede.
O Brasil está no Grupo A ao lado de Polônia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França. A estreia do time será no dia 7 de junho, contra os poloneses, fora de casa.