Maracanãzinho é aprovado pelo Comitê Organizador para 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro considerou um sucesso os testes feitos nas instalações do Maracanãzinho, conforme informaram fontes ligadas ao assunto.
O comitê aproveitou a realização da fase final da Liga Mundial de vôlei, que teve a França como campeã no domingo passado, para fazer os primeiros testes a fim de comprovar que as instalações seguem os padrões olímpicos.
O evento esportivo realizado no Maracanãzinho serviu para testar cinco áreas importantes para o desenvolvimento das competições olímpicas de vôlei, comentou uma fonte da organização.
Essas cinco áreas foram a operabilidade da quadra, a realização de exames antidoping, a transmissão de resultados, o trabalho dos locutores e o bom funcionamento da tecnologia que haverá de ser empregada.
De acordo com a assessoria de imprensa do Rio-2016, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) ficou encarregada de boa parte das tarefas de organização da fase final da Liga Mundial, mas o comitê organizador seguiu de perto alguns detalhes importantes para os Jogos Olímpicos.
De acordo com a organização, foi dada atenção especial ao trabalho dos 40 voluntários que participaram da realização da fase final - menos que 10% dos que serão necessários durante os Jogos Olímpicos -, assim como o funcionamento de uma rede de LED, que permite a exibição de mensagens. Essa rede deverá ser homologada pela FIVB.
Além disso, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) realizou até 20 análises, dois após cada partida disputada no torneio.
Além dessas cinco áreas testadas, o comitê anunciou a futura construção de um sistema de calefação auxiliar provisório, que só estará em funcionamento durante a realização dos Jogos Olímpicos.
Os próximos eventos-testes na capital fluminense para 2016 serão as provas de triatlo e paratriatlo, que serão realizadas no bairro de Copacabana nos dias 1 e 2 de agosto.