Pouco antes do início dos desfiles na 8ª Semana BarraShopping de Estilo, no Rio de Janeiro, comissários do Juizado de Menores fizeram uma vistoria em identidades e autorizações das modelos menores de idade nos bastidores do evento. Com o atraso de cerca de 1 hora nos desfiles, os comissários exigiram que o primeiro desfile, da grife Maria Bonita, fosse interrompido para a inspeção dos documentos. Houve tumulto quando invadiram camarins, enquanto as modelos trocavam de roupa. Meninas como Fabiana Semprebom, de 17 anos, tiveram alvarás de autorização cassados.
Em protesto, modelos das grifes seguintes passaram a desfilar com o RG - e até passaportes - como acessórios em suas roupas. Algumas jovens modelos alegaram que o fato de não estarem na escola não as diferenciava das demais meninas da mesma idade. "Dizem que não podemos estudar, mas agora vão nos impedir de trabalhar? Existem meninas aqui que falam mais de três línguas", queixou-se uma das modelos.
Segundo organizadores do eventos e comissários, foi uma falha de comunicação de ocasionou o incidente - com a antecipação em duas horas do horário dos desfiles devido ao racionamento de energia, os juízes chegaram ao local com as modelos já na passarela. A organização admitiu que embora tenha enviado os pedidos de permisssão para que as modelos desfilassem, esqueceram de informar a mudança de horário.