Herbert Vianna, de 39 anos, líder do grupo de rock brasileiro Paralamas do Sucesso, sairá do coma nos próximos dias e pode recuperar a lucidez dentro de um mês, segundo o último boletim médico divulgado nesta quarta-feira.O neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho garantiu que o cantor, que sofreu um acidente com seu ultraleve em 4 de fevereiro, já reage a sons e quando dizem seu nome, embora ainda não consiga compreender as palavras.
Segundo o médico, o cantor só poderá saber que sua mulher, a jornalista inglesa Lucy Needham, morreu no acidente, quando estiver plenamente consciente e forte o bastante para resistir ao impacto da notícia.
"Acredito que ele resistirá bem, mas precisa estar completamente lúcido, o que não vai acontecer antes de um mês", disse Niemeyer, acrescentando que os psicólogos estarão presentes neste momento.
O ultraleve do músico caiu no litoral sul do Rio de Janeiro. Herbert Vianna viajava sozinho com a mulher, que morreu afogada. O casal estava junto há dez anos e tinha três filhos.
Os médicos ainda não sabem, se o cantor voltará a andar. Ele já começou a mexer os braços e a cabeça espontaneamente, mas ainda não mexe as pernas. Herbert sofreu sérias lesões na medula e não é possível saber, por enquanto, se elas serão irreversíveis.
Niemeyer explicou que, gradativamente, o cantor está deixando de respirar com a ajuda de aparelhos e, em três dias, estará com a respiração normalizada.
Enquanto o músico luta contra a morte, a polícia investiga a causa do acidente teria sido uma manobra arriscada com o ultraleve. Pescadores, que participaram do resgate do casal, garantiram que não viram qualquer acrobacia antes de a máquina cair no mar, contradizendo uma versão apresentada inicialmente por uma testemunha.
Em 50 dias, o relatório do Departamento de Aviação Civil (DAC) sobre as causas do acidente estará pronto, depois de um minucioso estudo sobre os destroços do ultraleve.