Os médicos de Herbert Vianna começaram a retirar a traqueostomia que o auxilia a respirar nesta sexta-feira, informou o último boletim médico sobre a saúde do cantor e compositor. De acordo com a junta médica, o cantor deve deixar a Unidade de Terapia Semi-Intensiva e ir para um quarto na semana que vem, quando também deve sair do coma.
A decisão de retirar a traqueostomia foi tomada após um exame de raio X feito na sexta-feira nos pulmões de Herbert Vianna, que apresentaram uma boa evolução do quadro respiratório.
Esse processo consiste na redução progressiva do diâmetro do tubo utilizado para auxiliar o cantor a ter uma respiração melhor.
"A redução do calibre (espessura) do tubo significa que ele está caminhando cada vez mais para respirar sozinho", disse o coordenador do CTI, José Eduardo Castro, acrescentando que espera a retirada total da traqueostomia "na semana que vem".
"Se tivesse que definir agora diria que ele está bem perto de sair do coma", disse o coordenador do CTI.
Segundo o boletim, o cantor evoluiu bem clinicamente e o quadro neurológico que apresenta é estável. Na opinião de Castro, a evolução neurológica "é lenta, porém progressiva".
Novas tomografias serão feitas no início da semana. O líder da banda Paralamas do Sucesso está na Unidade de Terapia Semi-Intensiva acompanhado do pai.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital Copa D'Or, onde está internado no Rio de Janeiro, os filhos de Herbert Vianna têm visitado o cantor desde terça-feira.