Fernando Salm
Redação TerraTestemunhas que trabalham em frente ao local onde foi encontrado o guitarrista Marcelo Fromer, do grupo Titãs, confirmam que ele foi atropelado por um motoboy. Carla Caldeira, de 32 anos, vendedora da loja Wendler, diz que ouviu um barulho, por volta das 18h10, e, ao ir para a rua, encontrou Marcelo no chão, cercado por motoboys. O guitarrista, de acordo com Carla, estaria fora da faixa de pedestres (confira mapa do local do atropelamento). O desligamento de lâmpadas da rua para economizar energia também pode ter contribuído para o acidente. Há informações da delegacia que registrou o fato de que a moto seria uma Honda Bis.
O guitarrista foi encontrado a cerca de 50 metros da faixa de pedestres. Carla afirma que uma mulher, provavelmente uma médica, que tinha parado para atender Fromer, perguntou ao grupo de motoqueiros onde estava o responsável pelo acidente, ao que um deles respondeu que o homem que atropelou o guitarrista teria fugido.
A assistente financeira Nívea Feitosa, 28 anos, que trabalha na loja Armadi, na esquina da Avenida Europa com a Rua Portugal, confirma que Fromer estava cercado por motoboys e diz que um rapaz vestido de cinza, que estava controlando o trânsito no local para evitar que o guitarrista fosse atropelado por algum carro, disse que o motoqueiro que atingiu Marcelo havia fugido.
Caso seja comprovado, o atropelamento de Fromer será considerado como lesão corporal culposa (sem intenção) e a pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão. A omissão de socorro é um agravante que pode aumentar a punição em até metade, no caso, em até um ano. Em caso de morte da vítima, ou seja, homicídio culposo, a pena é de dois a quatro anos.
Apagão - O desligamento de lâmpadas para economizar energia, medida tomada pela Eletropaulo sob orientação do Governo Federal, pode ter contribuído para o acidente. "Desde que começou a história do apagão, tudo fica muito escuro", afirma Carla. "O Mube (Museu Brasileiro de Escultura) e as lojas apagam as luzes também, fica horrível. Tenho certeza que isso contribuiu para o acidente", afirma.
Resgate - Carla afirma que o resgate demorou cerca de 40 minutos para chegar ao local do acidente. Fromer, de acordo com a testemunha, estava vestindo roupa de cooper e foi encontrado estirado no chão. A vendedora ainda afirma que Fromer deve ter atravessado fora da faixa pois seria mais seguro, já que a faixa de pedestres não tem sinal especial para atravessar a rua e o cruzamento, entre três ruas, é muito movimentado.
Amanda Cristina, 18 anos, secretária da Armadi, confirma que o cruzamento é "muito perigoso". "Os carros andam rápido e as motos surgem de todos os lados", disse Amanda. A secretária afirma que é comum as pessoas irem até o meio da rua, no local onde Fromer atravessou, e pararem na faixa amarela, esperando os carros passarem. "A moto deve ter pego ele no meio da rua", disse Amanda. A mancha de sangue foi encontrada na faixa amarela, no meio da Rua Portugal.
Leia mais:
» Médicos suspeitam de morte cerebral em Marcelo Fromer
» Família admite que estado de guitarrista é grave
» Familiares e amigos prestam solidariedade a Fromer
» Marcelo Fromer, do Titãs, é atropelado em São Paulo
» Veja a íntegra do Boletim Médico
» Ouça os Titãs na Rádio Terra
» Confira chat com Frommer
» Envie uma mensagem de apoio
» Conheça a biografia do músico
» Veja galeria de fotos dos Titãs