Como esperado, a Globo anunciou hoje que vai processar o SBT por plágio. A emissora de Silvio Santos lançou ontem na surdina o Casa dos Artistas, uma versão para o sucesso internacional Big Brother, cujos direitos foram comprados pela Globo em agosto.O SBT anunciou ontem, durante sua programação, a criação do novo programa, que recebeu investimentos de R$ 5 milhões. Doze artistas vão dividir uma casa por mais de um mês, sendo eliminados a cada domingo.
Na estréia, o Casa dos Artistas marcou 27 pontos de média na audiência, contra 32 do primeiro episódio de No Limite 3.
Confira a íntegra da nota da Globo:
Um país que não respeita o direito intelectual jamais será desenvolvido.
A indústria brasileira de entretenimento só pode crescer se for baseada no respeito à lei e em princípios morais.
Freqüentemente nossas imagens são usadas sem autorização - desrespeitando e deixando de remunerar o trabalho de artistas e técnicos.
Mais uma vez somos vítimas de pirataria: o SBT lança um programa que não passa de um plágio sensacionalista do Big Brother, atração consagrada mundialmente, cujos direitos foram por nós adquiridos em agosto, como é de conhecimento geral.
Nossa indignação é ainda maior, porque no momento em que a sociedade brasileira anseia por ética, esse tipo de comportamento é um exemplo de descaso com um dos valores mais elementares - o de que o direito de um acaba quando começa o do outro.
Não nos resta outra saída a não ser recorrer de novo à Justiça, que, vale dizer, acaba de nos dar ganho de causa em mais uma ação contra a mesma emissora, que foi multada e impedida de levar ao ar um plágio do nosso programa Gente Inocente.
Central Globo de Comunicação
Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2001