Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Multimídia
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites relacionados
Diversão
Gente com Denny
IstoÉ Gente
Mulher
Séries Online
 Notícias
Joey Ramone vai virar nome de esquina em Nova York

Terça, 16 de abril de 2002, 09h50


O homem mais associado com a criação da cena punk dos anos 70 deve virar em breve o nome de uma esquina no bairro nova-iorquino do East Village. Um ano depois de sua morte, Joey Ramone é homenageado com um trecho da rua East 2nd, ao lado do lendário clube CBGB’s, onde ele fez mais de 200 shows com sua banda. O projeto foi iniciado por uma fã e ganhou apoio de comerciantes e da comunidade artística da região, que já foi uma das mais influentes da cidade.

Desde que perdeu a batalha contra o linfoma aos 49 anos, Joey ganhou dois tributos e inúmeras manisfestações de respeito. Durante duas semanas, a frente do CBGB’s foi transformada em uma espécie de altar em homenagem ao roqueiro, com velas, flores e fotos trazidas por fãs de vários lugares do mundo. "Foi uma coisa totalmente espontânea, acho que as pessoas não sabiam para que outro lugar ir", disse o dono do clube, Hilly Kristal, à Planet Pop.

Poucas semanas depois, a mãe de Joey organizou um show para celebrar os 50 anos dele, com participação de diversas bandas surgidas na cena punk nova-iorquina. Foi aí que uma fã chamada Maureen Wojciechowsky resolveu começar a movimentação para nomear uma rua de Manhattan em homenagem ao ídolo. "Muitas ruas em Nova York têm nomes de pessoas que ninguém sabe quem são, então achei que seria legal ter uma chamada Joey Ramone Place", disse ela à Planet Pop.

Com a ajuda do editor da revista "Punk", John Holmstrom, Wojciechowsky entrou em contato com vereadores, reuniu mais de mil assinaturas de apoio e mobilizou comerciantes e amigos do músico. Alguns deles falaram, em depoimentos emocionados, em uma reunião de líderes comunitários e políticos. A reação foi positiva e o projeto está apenas dependendo da aprovação final do prefeito Michael Bloomberg.

"Daqui a 30 anos acho que não haverá mais o CBGB’s, mas pelo menos alguém vai passar pelo East Village e vai perceber que existe um lugar chamado Joey Ramone Place", disse Holmstrom à Planet Pop. Em Nova York é comum nomear uma determinada quadra ou esquina em função de uma pessoa morta – sem que o logradouro tenha de assumir o novo nome completamente.

O lugar escolhido é a esquina da Rua East 2nd com a Bowery, a poucos metros do CBGB’s. "Primeiro pensamos em nomear a Bowery, mas achamos que a East 2nd era mais apropriada porque os Ramones moraram por muitos anos ali e chegaram a fotografar uma capa de disco em um terreno baldio", justifica Holmstrom.

Para ele, a homenagem justifica-se pelo legado musical deixado pelos Ramones, mas também por conta da personalidade de Joey. "Ele é uma das pessoas que mais fez pela cena musical nova-iorquina", diz Holmstrom. Kristal também faz questão de reforçar que o músico era preocupado em ajudar bandas iniciantes e músicos desconhecidos. "Joey me convenceu a dar a chance para muita gente tocar pela primeira vez no CBGB’s e ele estava sempre certo", diz. Já Wojciechowsky identifica-se com um aspecto bem específico da personalidade de Joey: "Ele fez os bocós parecerem legais".

Ainda não há previsão para a data de inauguração do Joey Ramone Place, mas os organizadores do projeto garantem que haverá uma comemoração inesquecível.

Guto Barra/Planet Pop

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade