A atriz Penélope Cruz se sente incomodada pelo tratamento que recebe de alguns meios de comunicação espanhóis todas as vezes que visita seu país de origem, segundo um comunicado difundido na terça-feira por seu agente. "Continuo a ser a mesma pessoa a quem, alguns anos atrás, esses mesmos meios apoiavam e estimulavam. Mas parece que as coisas estão tomando outro rumo", dizia a nota, na qual a estrela afirma que suas últimas viagens à Espanha foram uma mistura de alegria e amargura.
A atriz, natural de Madri, atualmente namora o astro norte-americano Tom Cruise. Ela diz acreditar que há alguns meios de comunicação imersos "no negócio da mentira e do insulto".
Cruz pediu "simplesmente respeito" e não a "adulação incondicional" dos jornalistas que, segundo ela, têm uma profissão que desempenha um papel importante para os atores.
O protesto irritado de Cruz ocorre dias depois que alguns meios de comunicação espanhóis se queixaram de que a atriz não os havia atendido durante sua visita a Madri, para a apresentação de um perfume.
"Fui eu quem insistiu muito para que o lançamento mundial se fizesse em meu país, justamente para dedicar mais atenção à mídia espanhola", disse em nota.
Cruz, cujo namoro ocupa tablóides espanhóis e de todo o mundo, disse estar magoada com os "comentários depreciativos e ataques generosamente carregados de mentiras".