» Veja as fotosAs comemorações dos 50 anos da rainha Elizabeth no trono britânico chegaram ao auge na segunda-feira, com um concerto de rock realizado nos jardins do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha, normalmente fechada e tranquila.
A festa começou com Brian May, guitarrista da lendária banda de rock Queen, tocando o hino nacional do país, God Save the Queen, em cima do telhado do palácio.
Outros astros que se apresentaram foram Ricky Martin, Ozzy Osbourne, Paul McCartney, Eric Clapton, Elton John, Phil Collins e uma série de outros cantores, humoristas e celebridades.
A "Festa no Palácio" marcou o ponto culminante de um dia repleto de desfiles e festas de rua em homenagem à monarca de 76 anos, que jogou por terra as previsões pessimistas dos críticos segundo as quais o jubileu seria um fracasso de público.
Mais de 150 mil pessoas se reuniram em Pall Mall, diante do palácio, muitas tendo acampado desde a madrugada, em barracas, para garantir uma boa visão dos telões que mostravam o que acontecia no palco.
Sobre o gramado dos jardins do palácio, 12 mil pessoas sortudas desfrutaram uma cesta de piquenique especial do jubileu, que tinha até champanhe e morangos.
Os membros da família real assistiram a tudo do camarote real, ao lado de várias celebridades e figuras públicas, incluindo o primeiro-ministro Tony Blair.
Repetindo o que foi visto num concerto de música clássica promovido no palácio, no sábado, Camilla Parker Bowles, a namorada de longa data do príncipe Charles, também estava no camarote real - mas não sentou-se ao lado do amado.