» Veja as fotosEm sua volta ao Mais Você nesta segunda-feira, dia 1º, Ana Maria Braga parecia reunir numa só pessoa todo o entusiasmo dos brasileiros pela conquista da Copa e mais um pouco. O clima no estúdio era de alegria total, e os problemas que sempre podem surgir num programa ao vivo foram tirados de letra pela apresentadora e sua equipe.
Ela passou o último mês fora do ar, enquanto a Globo transmitia os jogos, mas não parou de trabalhar. Ana Maria fez reportagens em Orlando, nos Estados Unidos, que começam a ir ao ar a partir de hoje: "Quando voltamos de férias (em 1º de abril) já sabíamos que teríamos esse período da copa batendo com o nosso horário. Poderíamos entrar com flashes ao vivo ou então produzir algo. A gente preferiu viajar e escolhemos Orlando por causa das férias das crianças. Quero mostrar um outro lado de Orlando, além dos parques da Disney e Universal", explicou.
Apesar da viagem, Ana não perdeu nenhuma partida da seleção brasileira. "Assisti a todos os jogos fazendo mandinga. Como na primeira vez em que assisti estava com o Carlinhos (Carlos Madrulha, seu marido) e o Brasil ganhou, passamos a ver sempre nós dois, com medo de mudar e não dar sorte", contou. "Além disso, colocava canela com manjericão embaixo da tevê e um papel com o nome dos jogadores no freezer", ensinou supersticiosa. Com a vitória do país, a apresentadora decorou toda a casa e levou sua equipe para um churrasco na noite de ontem, após passar o dia na Globo.
Ana começou o programa desta segunda-feira relembrando as previsões que alguns "gurus" fizeram no Mais Você sobre a Copa do Mundo. A edição alternou apostas como "Romário será convocado", "a seleção não ganha", "um time europeu vai ganhar" e "Ronaldo vai ter um problema sério e sairá antes da Copa acabar" com imagens dos vários gols realizados pelo Brasil durante o campeonato.
A loira encerrou o vídeo com uma alfinetada: "Às vezes a gente muda a vida por causa de uma previsão, mas quem faz o seu futuro é você. Aposto que se você colocar a mão na consciência vai ver que não estava muito crente na seleção, mas o Felipão e todos eles sempre acreditaram no sucesso, por isso conseguiram esse resultado".
A apresentadora também aproveitou para parabenizar o técnico da seleção brasileira através da irmã dele, Cleuza, que entrou ao vivo por telefone e devolveu a gentileza para Ana Maria: "A temiosia do Felipão foi um exemplo de que com fé tudo se consegue, você mesma foi um exemplo disso", disse em referência à luta da apresentadora contra o câncer.
Brincalhona, Ana Maria causou risos em toda a equipe quando convocou um dos câmeras para uma espinhosa tarefa: fazer um corte de cabelo igual ao de Ronaldinho. Com a maquininha em punho, a própria Ana deu uma de cabeleireira e raspou a cabeça de Siqueira, deixando apenas o topete de gosto duvidoso: "Tá bom demais, se tivesse ido no barbeiro não ficaria tão bom", disse a loira. O cinegrafista passou o resto do programa um tanto incrédulo com a experiência, alisando a própria cabeça para se certificar de que realmente tinha sido tosado por Ana Maria ao vivo em rede nacional. Mais tarde ela reconheceu que a brincadeira foi "o ponto alto do programa".
Ana Maria ainda fez uma rápida homenagem a Chico Xavier, que morreu na noite do último domingo: "Ele foi um grande exemplo de hombridade, caridade e amor ao próximo". A apresentadora conversou ao vivo com o casal Caio Blat e Ana Ariel, que estavam no velório do médium em Uberaba (MG).
No final da atração, ela começou a exibir a série de reportagens que fez em Orlando e tentou ensinar uma receita de sorvete, quando seu liquidificador falhou. Ana não se apertou e recomentou: "Você aí em casa pode fazer que vai dar super certo".
Sobre a sua doença, ela disse que continua fazendo acompanhamento a caa 60 dias. "É comum a todas as pessoas que tiveram câncer passar por essa bateria de exames. A gente só consegue se sentir livre mesmo após uns 5 anos", contou. Ana Maria disse que até hoje recebe muitas manifestações positivas de gente que começou a se cuidar após ela ter tornado pública a sua doença.
Os planos profissionais não incluem grandes mudanças para o Mais Você. Ana Maria apenas manifestou uma vontade de fazer mais matérias fora do estúdio: "Pretendemos fazer o programa ao vivo de segunda à quinta para tentar viajar mais. Além de Orlando nós também iríamos para a Itália, mas essa alta descontrolada do dólar adiou nossos planos. Vamos tentar novamente em outubro". A loira não quis revelar outros possíveis destinos, pois acredita que "acaba sendo furada" pela concorrência.
Independente desses problemas, a apresentadora se mostra bastante contente com o trabalho que vem realizando: "Não temos motivo para mudar muito. Estou há três anos com essa equipe maravilhosa e em time que está ganhando não se mexe. Sei que o programa está bom quando me divirto bastante e nem vejo o tempo passar, e felizmente têm sido sempre assim", conclui sorridente.