O programa começou fazendo uma sátira ao reality show The Osbournes, sucesso na TV americana e também aqui no Brasil. Os Lima, com Fernanda Lima, Paula Lima, Marina Lima e Família Lima abriram a cerimônia que premiou 15 categorias, sendo nove votadas pela audiência e seis, por jurados.Veja também:
» Confira a lista dos premiados no VMB 2002
» Titãs rouba a cena e Fernanda Lima, os olhares no VMB 2002
» Galeria de fotos dos vencedores
» Galeria de fotos de Fernanda Lima, a bela mestre de cerimônias
O rapper Xis subiu ao palco para trazer seu Chapa o Coco. Ivete Sangalo e seu quase-marido Davi Moraes apresentaram a categoria Melhor Videoclipe de Rock. Titãs levou a melhor, deixando para trás O Rappa e Charlie Brown Jr.
O grupo Textículos de Mary e uma decotada Kelly Key ficaram encarregados de apresentar a categoria Melhor Videoclipe de Música Eletrônica, na qual ganhou 2 Freakz. Dinho Ouro Preto e Fernanda Tavares inauguraram a categoria Melhor Videoclipe Internacional. Com os textos em inglês, a dupla anunciou Linkin Park como campeão da nova disputa.
Beldades também foram chamadas ao palco para aumentar ainda mais a audiência. Maryeva, apresentadora do canal Sportv, chamou com sua minúscula blusa preta o grupo Pato Fu para cantar Por Perto.
Os filhos de pais famosos Wanessa Camargo, Pedro e Tiago apresentaram a categoria Melhor Democlipe. O grupo Ratos de Porão, do VJ João Gordo, levou a melhor. Nos bastidores, Wanessa já havia confessado a preferência pelo clipe do amigo.
Para ilustrar a categoria Melhor Videoclipe de MPB, Fernanda Lima apareceu no melhor estilo “um banquinho e um violão” e homenageou grandes nomes da música brasileira. Hermes e Renato deram vida e interpretaram com perfeição Tim Maia, Ney Matogrosso, Tom Zé e Maria Betânia. O RPM de Paulo Ricardo, brincando de MIB – Homens de Preto, anunciou Zeca Pagodinho como o campeão. O cantor não pôde comparecer, mas deixou sua graça no ar. Um clipe trouxe o pagodeiro agradecendo o prêmio brindando com um copo de bebidas nas mãos.
Lulu Santos cantou e o reality show As do Brasil trouxe a vida real das pimpolhas de Baby do Brasil e Pepeu Gomes. As categorias de Melhor Fotografia, Direção de Arte e Edição foram apresentadas pelo Skank. Caetano Veloso e Jorge Mautner, O Rappa e Gabriel O Pensador levaram os prêmios, respectivamente.
Scheila Carvalho trouxe seu melhor atributo em um vestido rosa de noite de gala e Amauri Jr. estava muito elegante em seu black-tie. O casal apresentou o Melhor Clipe Pop e Frejat, vencedor da categoria, agradeceu aos meninos que fizeram o clipe no computador.
A VJ Sara, em trajes sumários, ficou incumbida de chamar um clipe que homenageava Cássia Eller. À roqueira, morta no final do ano passado, foi pedida licença para dizer que ela dominava o palco, mas era um bicho do mato fora dele, e Nando Reis, parceiro e amigo da cantora, subiu ao palco para cantar O Segundo Sol, de sua autoria, mas que fez muito sucesso na voz da roqueira.
Canisso, do grupo Raimundos, Caetano Veloso e Marcelo Nova, com sua filha Penélope, também fizeram seu reality show familiar. A graça ficou por conta de Marcelo Nova, que sentado no vaso sanitário disse que preservava “seus preconceitos e suas pregas”. Já no final do programa, Rogério Flausino e Canisso apresentaram a Melhor Direção de Videoclipe. O Rappa ganhou na categoria. Fernanda Lima entregou o prêmio de Melhor Website ao grupo Comunidade Ninjtsu.
Paula Lima e Bezerra da Silva, um mito da música brasileira e carioca, trouxeram a malandragem para apresentar o Melhor Grupo de Rap. Xis com seu Chapa o Coco faturou a categoria. Paulo Miklos e Marina Person entregaram o prêmio de Revelação para a banda CPM22.
A noite foi fechada com uma partida de tênis entre Fernando Meligeni e Daniella Cicarelli para entregar o prêmio de Melhor Videoclipe do Ano. Os Titãs agradeceram o prêmio e homenagearam Marcelo Fromer, integrante da banda que faleceu também no ano passado.
Fernanda Lima se despediu vestida de noiva e pedindo para os telespectadores não se esquecerem dela. Com as perninhas de fora, seu irresistível magnetismo e um sotaque gaúcho-paulista, o pedido com certeza será atendido.