O julgamento de Winona Ryder, acusada de roubar em uma loja de departamento, está próximo de terminar sua primeira semana em meio a duros testemunhos contra a atriz, que inclusive põem em dúvida sua palavra.» Veja o vídeo, em inglês, que mostra Winona roubando
» Veja fotos de Winona no tribunal
A atriz, que foi duas vezes candidata ao Oscar, assistiu impassível durante estes últimos quatro dias aos testemunhos de acusação, todos eles detalhando como roubou roupas no valor de cerca de 6 mil dólares, na loja de luxo Saks Fifth Avenue, de Beverly Hills.
Detida em 12 de dezembro, Winona, de 31 anos, está sendo acusada por roubo, além de vandalismo. Caso seja considerada culpada das três acusações, poderia pegar até três anos de prisão.
Pelo quarto dia consecutivo, o processo, que acontece sob o atento olhar das câmeras no tribunal de Beverly Hills, incluiu um novo testemunho contra a atriz, que o advogado de defesa, Mark Geragos, tentou rebater. "Vendeu a história de Winona Ryder?" insistiu mais de uma vez o advogado de defesa para a encarregada de segurança Colleen Rainey, depois que esta descreveu ao júri como tinha visto, através das fendas do provador, o momento no qual a atriz tirava as etiquetas de segurança de várias peças.
Segundo Geragos, este testemunho, assim como o de Kenneth Evans, também encarregado de segurança em Saks nesse dia, só querem manchar a trajetória de Winona pelo fato de ser famosa.
No caso de Rainey, Geragos assegura que esta encarregada de segurança quer tirar proveito econômico de uma história inventada que, segundo sua opinião, tentará vender mediante uma companhia de "serviços de roteiros" que criou junto com seu namorado.
No entanto, as perguntas do advogado de defesa só encontraram a negativa da encarregada de segurança, que inclusive desmentiu uma série de informações supostamente passadas pela atriz.
Segundo Geragos em este julgamento, a detenção de Ryder em dezembro foi cheia de abusos por parte dos encarregados de segurança, que inclusive chegaram a examinar a atriz podendo comprovar que não usava roupa de baixo.
Geragos tentou demonstrar diante do júri que a fascinação da testemunha da Procuradoria pelas estrelas de Hollywood a levou a bisbilhotar a agenda de Winona, procurando os telefones dos famosos de seu agrado.
"Por acaso não disse, 'Oh Meu Deus! Eu gosto do Keanu Reeves' e anotou o número?" insistiu Geragos diante de uma nova negativa da testemunha.
Devido ao tom pessoal do julgamento, não seria de estranhar que a pequena atriz, intérprete de "A época da inocência", acabasse dando seu testemunho ao tratar-se de um caso cada vez mais centrado em sua palavra, embora esta seja uma possibilidade que por enquanto não foi confirmada.
Winona se declarou inocente de todas as acusações. Por enquanto, não se sabe quanto tempo vai durar o processo, que, possivelmente, continuará pelo menos por mais uma semana.
Leia mais:
» Guarda que prendeu Winona é acusada de tentar vender a história
» Segurança diz ter visto Winona Ryder cortar etiquetas de peças
» Julgamento de Winona continua com exibição de itens danificados
» Winona Ryder alega ter roubado loja como "laboratório"
» Promotora diz que Winona Ryder entrou na loja para roubar