» Fotos da trajetória de Ana Maria Braga!
» Ana Maria Braga ganha programa especial no seu aniversário. Veja as fotos!Ana Maria Braga chega aos 54 anos nesta quarta-feira. A idade, porém, não impede a apresentadora de se sentir mais jovem que nunca. A primeira evidência está em seu físico: desde janeiro deste ano, a apresentadora do programa Mais Você exibe cinco quilos a menos, seios siliconados e um belo bronzeado adquirido durante suas férias em Punta del Este.
A vida sentimental também anda tão movimentada quanto a de uma adolescente. Desde seus dias de descanso no Uruguai, há três meses, ela assumiu o romance com o garçom Alexandre Giovanini. Ana garante, no entanto, que não mantém um relacionamento sério com o belo moreno, 21 anos mais novo que a apresentadora. "No momento, estou curtindo o Alexandre, mas não é um namoro oficial. Não existe comprometimento. Quero 'experimentar', como qualquer pessoa normal faz. Estou 'ficando', como dizem os jovens", disse, durante entrevista coletiva realizada há uma semana.
O affair virou alvo da imprensa e colocou fim à onda de boatos sobre um suposto relacionamento homossexual entre Ana e Simone. A cantora virou sua companhia constante desde o fim do ano passado, quando Ana encerrou o casamento de cinco anos com o empresário Carlos Madrulha. Talvez para provocar os fofoqueiros de plantão, as duas se deixaram fotografar até trocando "bitoquinhas" na boca. Passado o escândalo, Ana assegurou que tudo não passava de troca de carinhos entre amigas.
Retomada - A nova fase representa uma verdadeira retomada na vida pessoal da apresentadora, que passou por momentos bastante difíceis nos últimos três anos. O pior deles foi em 2001, quando ela descobriu um câncer na região anal. Ana já tinha enfrentado o drama da doença em 1991, por causa de um melanoma, e em 1998, quando retirou um tumor benigno no útero.
Desta vez, porém, Ana preferiu não esconder o problema. Desde o dia em que detectou o tumor, fez declarações diárias sobre seu estado de saúde no Mais Você. Ao invés de adotar perucas, assumiu a calvície quando teve de raspar a cabeça por conta do tratamento de quimioterapia. Além disso, passou a levantar bandeira para a campanha de prevenção contra a doença. Seis meses e duas cirurgias depois, Ana ficou livre do câncer.
Outra fase difícil foi a separação repentina do empresário Carlos Madrulha no final de 2002. O casal manteve um relacionamento declaradamente apaixonado durante cinco anos. Ana anunciou o fim da relação com um discurso nebuloso no Mais Você. "Quando você está com alguém é legal perguntar se essa pessoa casaria novamente com você. Se há dúvidas sobre essa resposta, você tem de parar e pensar, se perguntar: ‘onde estamos errando?’. Foi justamente isso o que aconteceu conosco. Nós nos perdemos da relação". Madrulha, que continua sendo seu empresário, não se conformou e chegou a declarar que faria de tudo para retomar o casamento.
Altos e baixos de audiência - Profissionalmente, Ana Maria Braga também passa por um momento melhor. Desde que assumiu o Mais Você, em 1999, a apresentadora enfrenta problemas com a audiência. Diante das primeiras dificuldades, ela resolveu abrir o jogo com os telespectadores, em pleno ar. "Tudo é bonito, a minha produção é competente, mas não me sinto à vontade. Estou infeliz e não tenho conseguido dar à telespectadora o que ela merece", desabafou.
A insatisfação pública da apresentadora resultou numa série de trocas de horários e formatos do Mais Você. A principal reclamação era o estilo "classudo" adotado pela direção, quando teria sido justamente o tom popularesco da apresentadora que lhe conferiu credibilidade com o telespectador desde os tempos do Note Anote, programa que Ana comandou durante sete anos na Record.
A poderosa Marlene Mattos assumiu a atração em 2001, mas somente em 2002 conseguiu dar sucesso ao Mais Você. Agora, em seu quarto aniversário, o programa retorna reformulado: ganhou novos quadros e cenário. As novidades poderão ser conferidas a partir do dia 7 de abril.
Trajetória - Ana é paulista de São João da Barra. Passou a infância e a adolescência estudando em internatos no interior de São Paulo. Na adolescência, disposta a fazer faculdade, fugiu de casa e começou a trabalhar para poder se formar bióloga pela Universidade de São Paulo, em São José do Rio Preto. Com o diploma em mãos, Ana Maria veio para São Paulo para fazer especialização na sua área. Para pagar os estudos, conseguiu um emprego na extinta TV Tupi onde apresentou telejornais, shows e estreou num programa feminino ao vivo.
Disposta a investir no novo segmento, Ana cursou a faculdade de jornalismo. Com o fim da TV Tupi, foi assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril. Ficou longe das telas da televisão por mais de dez anos, período em que se casou com Eduardo Carvalho, ex-presidente do Banespa e do Banco Auxiliar, com quem teve os filhos Mariana, 20, e Pedro, 19. Voltou em 1992, e por sete anos dirigiu, produziu e apresentou o Note e Anote. Desde essa época até agora, na Globo, Ana mantém a mesma carga de 15 horas diárias de trabalho. "Mas durmo tranqüila, com a sensação de dever cumprido", costuma afirmar.
Leia mais:
» "Não sou homossexual e só quero 'ficar'", dispara Ana Maria Braga