» Fotos: a encenação em Nova Jerusalém
» Famosos que já estrelaram a Paixão de Cristo
» Ana Maria Braga entrevista elenco da Paixão de CristoLuciano Szafir, Cristiana Oliveira, Marcello Antony e Vanessa Machado participaram do espetáculo da Paixão de Cristo, representado em Nova Jerusalém, no agreste de Pernambuco. Na apresentação, assistida por oito mil pessoas por dia durante toda a semana da Páscoa, os atores representam a morte e a ressureição de Jesus Cristo nos papéis de Jesus, Maria, Pilatos e Herodíades respectivamente.
A platéia passeia pelo maior palco ao ar livre do mundo - são cerca de 100 mil metros quadrados - que é uma réplica da antiga Jerusalém. A cidade-teatro tem um terço da área murada da cidade verdadeira à época de Cristo.
Por duas horas e meia, os visitantes passam por nove palcos, com cenários como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos e o Cenáculo da última ceia, para assistir às encenações que contam com a participação de cerca de 500 pessoas, entre artistas e moradores da cidade que atuam como figurantes. O público, acompanhando as cenas, torna-se também figurante do espetáculo.
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começou a ser encenado em Fazenda Nova, Pernambuco, no ano de 1951, por uma iniciativa de Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau encenavam a Paixão de Cristo, ele teve a idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa para atrair turistas e movimentar o comércio da vila. As primeiras apresentações aconteceram nas ruas de Fazenda Nova com a participação de familiares e amigos.
A idéia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém partiu de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a concretizar-se em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, foram 34 anos de apresentações ininterruptas atraindo mais de dois milhões de espectadores de todo o Brasil e do mundo.