Veja as fotos dos artistas defendem o Meio Ambiente!As VJs Didi Wagner e Marina Person vão passar um Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada nesta quinta-feira, dia 5 de junho, com um sabor diferente. As duas se filiaram ao Greenpeace no último dia 3, terça-feira, fizeram fotos com a camiseta oficial e, a partir de agora, irão ajudar a divulgar a filosofia e as causas da entidade internacional.
Marina Person já simpatizava com o Greenpeace há muito tempo. "Desde antes de eles virem para o Brasil, na época da campanha a favor das baleias", conta, em entrevista ao Portal Terra. "No meu dia-a-dia, sou uma pessoa preocupada com as questões ecológicas. Eu reciclo lixo em casa e uso produtos que não agridem ou agridem menos o meio ambiente", completa.
A atuação de Marina e Didi Wagner na divulgação da causa será decidida pela própria entidade, segundo informações da assessoria do Greenpeace. Em geral, os artistas se colocam à disposição para divulgar as idéias e conscientizar o público. "A gente procura focar mais nas nossas ações e menos nas pessoas famosas, porque o foco não é o artista", explica um dos assessores do Greenpeace. "Não oferecemos, por exemplo, segurança para o artista que se proponha a participar de um evento."
Entre os famosos que têm ligação com a entidade estão também o apresentador Serginho Groisman e a banda mineira Jota Quest. Segundo informações da assessoria do Greenpeace, o Jota Quest "faz o que for preciso". Isso agloba citar o nome da entidade e das suas campanhas em shows até usar a camiseta em eventos públicos.
No mundo todo, vários artistas se dedicam a causas ecológicas. A banda australiana Midnight Oil ficou sem o vocalista Peter Garret. Depois de 25 anos de carreira, o músico optou por abandonar tudo para se dedicar à política e à defesa das causas ambientais. Atualmente, Garret é presidente da Australian Conservation Foundation e consultor do Greenpeace.
A atriz Brigitte Bardot, de 68 anos, abandonou a carreira há quase trinta anos para se dedicar de forma calorosa à defesa dos animais e às causas ecológicas. Ela cria 50 bichos de estimação em sua casa, na França. Também criou uma fundação que leva seu nome e que se dedica apenas à proteção dos animais.
O ex-beatle Paul McCartney é vegetariano radical e também levanta várias bandeiras a favor do meio ambiente. A ligação do músico com a causa é tão grande, que ele compôs uma música especialmente para o ambientalista brasileiro Chico Mendes - How many people, lançada no disco Flowers in The Dirt, de 1989.
O amor pela natureza e pela sua preservação passou para a próxima geração dos McCartney. Stella McCartney, filha de Paul, também é defensora fiel dos animais e do meio ambiente. A estilista chegou a criticar em público amigas próximas, entre elas Madonna, por usarem pele de animais.
O cantor Sting foi alvo de elogios e críticas por causa da sua dedicação à Ecologia. No final dos anos 80, ele começou a se engajar em campanhas ecológicas. Junto com a Anistia Internacional, veio diversas vezes ao Brasil em campanhas pela preservação das florestas no País.
Recentemente, foi a vez de Angelina Jolie demonstrar a sua generosidade a favor da natureza. A atriz doou US$ 5 milhões para a criação de um santuário ecológico no Camboja, ao longo dos próximos 15 anos.