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» Confira se você está sintonizado com as expressões da modaO francês perdeu o posto de língua internacional da indústria da moda. Se antes tudo era maison, prêt-à-porter e bustier, agora só se fala em brand, sportwear e top. "Será que isso é só na moda?", pergunta Paulo Borges, coordenador da São Paulo Fashion Week, evento onde quem tem convite sem lugar marcado é standing, os patrocinadores são sponsors e quem monta a coleção para desfilar é stylist. "Acho que a globalização tem vantagens e algumas desvantagens, como essa. O inglês é a língua do dinheiro, é o poder da economia forte", completa Paulo, que não fala inglês.
Para a editora Regina Guerreiro, autora de grandes textos de moda há algumas décadas, este é o palavreado internacional. "Antigamente, nem existia convites standing. Em Paris e na Itália, os desfiles eram realizados nas maisons, com a platéia sentada em cadeirinhas douradas. Você era recebida com sorrisos do tamanho de seu poder aquisitivo", conta.
O preço da moda e da língua
A verdade também é que, com a ampliação do campo de ação, graças ao crescimento do prêt-à-porter, a moda se democratizou, e foi preciso se adaptar a uma cultura mais popular. O inglês é (mal) ensinado em milhares de cursinhos no Brasil. Quem sabe pouco, acredita que, falando algumas palavras em outro idioma, se distingue dos ignorantes totais. Então, o inglês é usado de forma grotesca, como a própria palavra fashion, que virou significado de algo além de moda.
Ser o idioma da moda não significa que a moda inglesa ou americana sejam as melhores. O jeans alemão, por exemplo, é excelente, cheio de estilo. Mas quem querer ter uma hose ou uma rock em lugar de uma calça ou uma saia? O máximo que a língua alemã conseguiu emplacar na moda foi o superlativo übermodel, aplicável apenas a nossa Gisele Bündchen. Milão é a maior concorrente de Paris, como cidade lançadora. Mas quem se atreve a falar em campionario ou foderato, quando se trata apenas de mostruário ou forrado?
Provavelmente, Paulo Borges tem razão. O inglês é falado por quem compra a moda. E quem compra, dita preço e idioma.
JB Online
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