Exclusivo!  Notícias

 Notícias
 Televisão
 Multimídia
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail

Entrevista Fernanda Paes Leme
"Minha participação no seriado acaba este ano"

Quarta, 26 de junho de 2002, 12h

Foto: Rogério Lorenzoni/Terra Fernanda Paes Leme vive a personagem Paty, no seriado Sandy e Junior. A atriz descreve em entrevista a relação que tem com a dupla, fala dos projetos futuros, da convivência com Wagner Santisteban e do namoro com o músico Bruno de Souza. Confira logo abaixo a entrevista completa:


WAGNER SANTISTEBAN

Como é morar com Wagner Santisteban? Você tem privacidade?

Eu gosto de morar com o Wagner. Ele é animado, engraçado, companheiro e me respeita muito. Eu não tenho rotina morando com ele. Ficaria em depressão se eu fosse morar sozinha.
Temos privacidade porque cada um tem o seu quarto. É como se a gente tivesse morando num mesmo flat, em que a gente se encontra na hora do café e do almoço. Cada um dorme no seu quarto de porta fechada. Eu durmo numa suíte e ele não. Mas tem um outro banheiro em frente ao quarto do Wagner. Eu juro que ele não vê minhas calcinha penduradas na porta do box e tampouco aparecem cuecas dele na minha gaveta.

Como vocês dividem as despesas?

A gente divide tudo. Nossas mães são super amigas e cuidam das despesas da casa. Essa amizade foi um fator decisivo para eu morar com o Wagner.

E a limpeza da casa fica por conta de quem?

A minha mãe normalmente nos visita de quinze em quinze dias. Ela é quem cuida e administra a casa inteira. Mas quando ela não está, a gente se vira. O Wagner normalmente gosta de lavar as roupas dele. Ele sempre pergunta se eu tenho roupa suja para ele lavar. Eu normalmente varro a casa, lavo o banheiro e tiro o lixo.

Quais são as regras que vocês estabeleceram para a boa convivência?

A gente não tem regras do tipo: ‘vamos deixar bem claro que isso não pode acontecer!’. Ele pode levar os amigos dele para dormir lá sem problemas. Ele já percebeu quais são os meus dias de TMP (Tensão Pré-Menstrual) e lida bem com isso. Nesses dias eu falo mais alto. Reclamo quando ele entra no meu quarto e esquece de fechar a porta. Mas isso é normal.

E mulher? O Wagner pode levar para dormir no apartamento?

O Wagner é muito sossegado. Ele prefere namorar fora de casa do que dentro de casa. Até agora eu não encontrei nenhuma mulher no apartamento.

Qual é o segredo do bom relacionamento?

O segredo é ter bom humor. Não dar importância às coisas pequenas. Saber respeitar o espaço de cada um. De resto tudo flui normalmente.

Ele dá bronca em você?

Às vezes sim. Tem momentos que ele fala que estou chata e neurótica. Ele é meu irmão. Ele me dá bronca quando sinto ciúmes e estou insegura em relação ao meu namorado, que mora em São Paulo. Ele me chama de louca e pega no meu pé quando resolvo ligar para o namorado e descobrir o que ele está fazendo. A gente convive muito e não tem como não gostar um do outro.

Vocês enfrentam muitos comentários maldosos por dividirem o mesmo teto?

Sempre passa alguma coisa na cabeça das pessoas. O preconceito não é mais para o meu lado e sim para o dele. Foi o que o Wagner disse: ‘pensam que sou gay ou namorado’. E não é nada disso. As pessoas questionam se os nossos pais não se incomodam com isso.

E como fica a intimidade? Você anda de calcinha pela casa?

Nunca! (risos). Eu só uso pijama pela casa. Antes de o Wagner ser meu amigo, ele é homem. Eu não posso pensar que ele não vai dar nenhuma olhadinha (risos). Então eu fico bem sossegada.

Vocês brigam pelo comando do controle remoto da televisão? E a fila do banheiro?

Não porque eu tenho um televisor no meu quarto. O Wagner tem no dele e ainda assim, tem uma sala. Então é tranqüilo.

Você sempre atende ao telefone ou deixa por conta da secretária eletrônica?

É um desespero quando toca o telefone. A gente atende a ligação ao mesmo tempo. Acho que por causa da nossa carência de querer sempre compartilhar algo. O engraçado é que a gente simula uma briga na mensagem da secretária eletrônica. E as pessoas acabam achando que é a secretária quando atendemos juntos.

Vocês brigam muito? Qual o principal tema das brigas?

Até que não. Rolam briguinhas, mas depois de cinco minutos está tudo bem. O principal tema das brigas é o mau humor. O Wagner até que não é tanto, mas eu sou. Faz parte.

Qual é o maior defeito no Wagner?

O Wagner é muito preguiçoso. Eu o convido para ir à praia e ele diz que prefere dormir. E ele fica o dia inteiro na cama, no computador e no quarto. Custa muito para você dar um "up" nele. Eu sou bem mais agitada.

É difícil conviver com você?

Eu acho que sim. Eu acho que as pessoas se irritam um pouco com os meus “ataques”. Pelo menos não fica monótona a vida delas, né? (risos). Parece que eu estou de TPM sempre. Meu humor oscila muito.

SANDY E JUNIOR

Porque você relutou em fazer o quarto ano da série?

Foi exatamente pelo fato de fazer a mesma personagem por quatro anos. Não quero cair na mesmice como “André Marques, O Mocotó” e tampouco que as pessoas pensem que eu só sei fazer a Paty. Eu estava cansada de fazer a mesma coisa.

O que a fez mudar de idéia?

O diretor do programa conversou comigo e disse que o programa e a personagem iriam mudar. E realmente aconteceram essas mudanças. Mas acabou ficando a mesma coisa porque entraram vários personagens novos no seriado. Mas eu fiquei feliz de ter continuado no programa porque da mesma forma que a gente cresceu, nossos personagens também cresceram. A mudança para o Rio de Janeiro foi muito importante para eu continuar no programa. Eu sempre quis estar naquela cidade, conhecer gente e ser vista. Em Campinas (SP), a probabilidade de lembrarem da gente era menor.

O novo elenco te incomodou?

Não, porque a gente se deu super bem com os novos atores. Ao contrário, com certeza teria rolado uma rixa. Mas tudo mundo, graças a Deus, tem um bom relacionamento.

Como está seu contrato com a Globo?

Meu contrato com a Globo vence no final deste ano. Eu não sei se o programa vai ficar no ar até lá ou se vai continuar no ano que vem. Mas a minha importância no programa acaba este ano. Agora é decisivo porque não dá para viver eternamente um personagem. Não adianta continuar no seriado e infeliz. A Karina está há três anos no Sandy & Junior e nunca fez nada. Agora que ela está tendo a chance de mostrar o trabalho dela. E eu tive essa oportunidade. Sempre tive boas participações nos capítulos.

Você acha que o seriado perdeu com a saída do Paulo Vilhena?

Ele era importante no programa por ser o galã da turma. Mas não perdeu não porque todos que estão lá são ótimos. Eu acho que o Junior é o novo galã do programa. O Junior melhorou muito como ator e no quesito beleza também. Ele tem uma presença maior.

Como você lida com as exigências da dupla Sandy e Junior no trabalho?

Eu lido da melhor forma possível. Não me incomodo em absolutamente nada porque não afeta nada em meu trabalho. A gente tem muita cena sem a dupla. Se tiver um ponto negativo os positivos suprem. Imagina, quem na Globo tem três semanas de férias com um programa em andamento? Ninguém! É uma regalia que eles tem e está em contrato.

O que você pensa da "imagem exemplar" que a Sandy sempre passa?

Ela não é uma pervertida que passa uma imagem exemplar. Ela é isso: uma menina meiga, pura e sempre do bem. Eu respeito isso. Cada um tem o direito de definir sua personalidade da maneira que achar melhor. Da mesma forma que ela tem que respeitar o meu jeito. E isso acontece. Ela não é melhor do que ninguém para não respeitar o meu jeito. Eu não trato a Sandy como uma estrela. Pra mim ela é a Sandy minha colega de trabalho. Eu não “baixo a cabeça” para ela. Sandy e Junior não são marionetes.

Você gostaria de ser a Sandy?

Não. Eu sou muito feliz do jeito que eu sou. Eu amo a minha liberdade e a Sandy gosta da vida que ela tem porque nunca teve outra. Desde pequena, a Sandy teve certa regalia e limites. Não estou preparada para virar a Sandy. Não quero andar com seguranças e não poder namorar direito.

A Sandy veta um ator que ganha muito destaque?

Eu não acredito nisso. Mas se a Sandy não está no programa para servir de escada para ninguém, então é bom lembrar que ninguém está lá pra fazer sombra pra ela. Eu acho que cada ator está no elenco para conquistar seu espaço e não para ficar fazendo sombra da dupla.
Sandy e o Junior devem muito ao programa e aos atores do elenco por estarem fazendo esse sucesso e por ter mudado a imagem de cantores sertanejos. Nenhum cantor tem a regalia que eles têm de mostrar todos os domingos uma música nova. Tira todo o elenco e faz um programa só com os dois pra ver se rende o ibope de hoje.

Então o que é verdade e o que é fofoca?

Eu li na revista Contigo que a Noeli, mãe da Sandy, disse que a Sandy não revelou que estava namorando o Lucas porque ela não é escada para ninguém. E se ela revelasse o namoro, o Lucas pegaria o brilho da Sandy. Eu até acredito que ela tenha falado isso porque a Noeli preza muito a imagem deles e ela não ia querer que ninguém se aproveitasse da filha dela. Mas eu acho que não tem que acreditar nisso e sim no amor.

Mas o Paulo Vilhena não ganhou fama depois de namorar a Sandy?

Eu não vou falar se o Paulinho se aproveitou da imagem da Sandy. Eu não sei se ele a amou. Isso é problema dele. Mas não dá para negar que virou o namorado da Sandy. Ele se tornou diferente no programa por causa disso não pelo talento dele. Eu sou super amiga do Paulinho, mas isso é fato.

Vamos falar do Junior...

Eu acho o Junior um fofo. Ele é muito humilde, muito carismático, ele brinca com todo mundo e é um excelente músico. Eu admiro muito ele. Eu não sei se eu ia agüentar o holofote toda hora na Sandy. Todo mundo só fala da Sandy. O Junior é a presença de palco, a produção musical, o carisma e o apoio. Ele não é sombra dela. Ele está lá para aparecer como ela. E a Sandy faz muita questão de mostrar o talento do irmão. A culpa é da imprensa que resolve falar mal do Júnior.

Falando assim, você passa a impressão que gosta mais do Junior do que da Sandy, Estou certa?

A minha afinidade com o Junior é muito maior. Ele é muito querido. Se você fosse amiga da dupla, perceberia que o Junior é o mais comunicativo, mais brincalhão e aceita crítica. E que a Sandy é a séria, só “se abre” para as pessoas que realmente conhece e é perfeccionista. Só que a Sandy sabe se impor quando colocam uma câmera na frente dela. O Junior fica encabulado. Eu posso dizer que o Junior curte a vida dele enquanto que a Sandy é mais voltada para a carreira dela. E ele não tem nada de gay, é um homem muito mulherengo. Eu o defendo com unhas e dentes.

CARREIRA

Qual é o seu maior sonho?

Continuar com a minha carreira de atriz e ser reconhecida, não como sombra de ninguém, mas pelo meu trabalho. Quero sair do seriado e entrar numa novela. Quero muito aprender porque saber não ocupa espaço, como diz meu pai.

Existe uma cobrança pela audiência nos bastidores do seriado? Você se preocupa com os níveis de audiência?

Até que não. Eu acho que rolam pesquisas sobre a empatia dos personagens e as historias que o público quer ver.

Qual o desfecho que você gostaria para sua personagem?

Eu quero que ela consiga ser uma atriz. O que eu quero pra mim, desejo para ela.

Que tipo de personagem você ainda quer interpretar?

Eu quero fazer qualquer coisa diferente do eu já fiz. Eu não aceitaria um convite para estrelar numa novela como a patricinha chata.

A que você atribui a forte empatia que sua personagem estabeleceu com o público?

Ao conjunto do programa, autores, diretor e por mim.

AMOR

E como anda o namoro?

Muito bem. Está tudo lindo. Estamos juntos há onze meses mas namorando, há sete. É o meu primeiro namoro sério. Quando eu tinha 15 anos namorei um garoto só para saber como era namorar. Na época eu estava com ciúmes de uma amiga minha que tinha namorado.

Já pintou ciúme entre vocês?

Milhões de vezes. Ele respeita o meu trabalho, mas ele morre de ciúmes de mim. Como ele é músico, eu também tenho o meu momento de ciumenta. Tem algumas meninas que paqueram ele só para me provocar. Mas eu encaro. Não sou uma pessoa de “baixar a cabeça”. O bom é que a gente não briga por coisa pequena.

Dá para ser fiel, nessa vida de artista que você leva?

Lógico que sim. Só não é quem não quer.

Seu namorado não tem ciúme pelo fato de você morar com o Wagner?

Ele gosta do Wagner. Lógico que se eu morasse com o Paulinho Vilhena ele terminava o namoro comigo. Mas eu não deixaria ele morar com nenhuma menina.

Confira também:
» Veja as fotos
» Leia a matéria

Alexsandra Bentemüller
Redação Terra

mais notícias

 Sites relacionados

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade