10 coisas que você precisa saber antes de jogar Monster Hunter Rise
Depois do sucesso no Nintendo Switch, o último jogo da aclamada franquia de ação e aventura da Capcom chega ao PC
Desde 2004, a franquia Monster Hunter vem se consolidando como um grande sucesso da Capcom, principalmente no oriente. Depois de Monster Hunter World popularizar a série mundo afora e cativar o coração de milhões de fãs, é a vez de Monster Hunter Rise finalmente chegar ao PC, depois de quase um ano de exclusividade no Switch.
O Game On separou 10 coisas que você precisa saber antes de embarcar nesse belo RPG de ação, considerado um dos melhores jogos do portátil da Nintendo em 2021.
História
A história de Rise acontece na Aldeia Kamura, que conta com fortes inspirações japonesas. O jogador assume o papel de um caçador e logo toma conhecimento de que a aldeia vem sofrendo ataques de criaturas gigantescas após um longo período de tranquilidade. Cabe a ele desvendar os segredos por trás desses ataques e reunir todo o equipamento possível para proteger Kamura.
A Aldeia Kamura
O mundo de Monster Hunter Rise é extenso e possui diversas zonas únicas, desde ruínas até ilhas cobertas de neve. A Aldeia Kamura serve como uma base e tem diversos NPCs: Hinoa te ajudará com as missões; Hamon é o ferreiro responsável por criar armas; Kisaki cuida das melhorias nos equipamentos e Yomogi administra a loja de chás e refeições, dentre tantos outros.
Amicães e Amigatos
Enquanto os Amigatos já são velhos conhecidos dos jogadores, sempre oferecendo todo o tipo de suporte possível, o Amicão é um novo tipo de companheiro que poderá acompanhar o jogador ao longo de suas caçadas, seja atacando ou servindo como montaria. No modo para um jogador, é possível levar até dois companheiros. Já no modo multijogador, é possível levar apenas um, então escolha sabiamente.
As armas de Monster Hunter Rise
Existem 14 tipos diferentes de armas, cada uma com seu próprio estilo e movimentação. Além disso, Rise introduz a Habilidade de Troca. Cada arma tem três tipos de Habilidades de Troca, que permitem trocar certos ataques ao longo do jogo. Isso garante uma possibilidade enorme de movimentos, o que faz com que cada arma exija muito tempo de prática para ser dominada.
Uma nova mecânica: Cabinseto
Semelhante à Atiradeira de Monster Hunter World, o Cabinseto pode ser usado como uma espécie de gancho, mas oferece muito mais opções de movimento, principalmente verticais, e permite se recuperar rapidamente de quedas. Além disso, o Cabinseto tem sinergia com cada uma das 14 armas do jogo, aumentando ainda mais a gama de habilidades do caçador.
Outro recurso interessante oferecido pelo Cabinseto é a possibilidade de usá-lo para prender e controlar monstros, que costumam ser seus maiores inimigos, mas podem se tornar ferozes aliados.
Modo Frenesi
O modo Frenesi consiste em missões de sobrevivência baseadas em ondas de ataque, em que os jogadores enfrentam diversos monstros simultaneamente para proteger a Aldeia Kamura. Durante as missões do modo, é possível construir as chamadas Instalações de Caça, que são balistas, canhões e diversos outros armamentos que podem ser operados manualmente pelo caçador ou ativadas automaticamente.
Conteúdo pós-lançamento e DLC gratuita
Os jogadores que adquirirem a versão PC do jogo terão à sua disposição todo o conteúdo já lançado no Nintendo Switch. Isso inclui as DLCs de colaboração com Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruins, Okami, Street Fighter, Mega Man 11, Ghost ‘n Goblins Resurrections e Sonic the Hedgehog.
Quanto tempo dura a campanha?
A campanha principal de Monster Hunter Rise pode ser concluída em torno de 20 horas, desde que o jogador saiba tudo o que precisa fazer e ignore missões secundárias. Caso o objetivo seja cumprir todos os objetivos paralelos, a jogatina se estende para algo em torno de 70 horas. Já para aqueles que querem encontrar todos os segredos do jogo, será necessário investir tranquilamente mais de 150 horas.
Cross-play e cross-save
Mesmo com os pedidos da comunidade, a versão PC não tem suporte para cross-save e cross-play com o Nintendo Switch. Segundo a própria Capcom, a desenvolvedora ainda não é capaz de implementar os recursos de maneira satisfatória. Essa limitação também afetará a expansão Sunbreak e parece não ter uma solução no horizonte.
As melhorias na versão PC e os requisitos de sistema
Mesmo que Monster Hunter Rise use toda a capacidade gráfica do Nintendo Switch, as melhorias gráficas no PC são notáveis. É possível jogar em resoluções de até 4K, inclusive em monitores com taxa de proporção 21:9, há suporte para HDR e a taxa de quadros por segundo está destravada, oferecendo suporte para monitores de 120Hz. Há também texturas em alta resolução e diversas outras opções ajustáveis, como qualidade das sombras, antisserrilhamento e até mesmo o balanço das folhagens.
Jogar satisfatoriamente Monster Hunter Rise não exige PCs de configurações muito avançadas, confira os requisitos:
Requisitos mínimos:
- Intel Core i3-4130 ou Core i5-3470 ou AMD FX-6100
- 8GB de memória RAM
- NVIDIA GeForce GT 1030 ou AMD Radeon RX 550
- 23GB de espaço disponível para armazenamento
Requisitos recomendados:
- Intel Core i5-4460 ou AMD FX-8300
- 8GB de memória RAM
- NVIDIA GeForce GTX 1060 ou AMD Radeon RX 570
- 23GB de espaço disponível para armazenamento
Monster Hunter Rise está disponível para Nintendo Switch e PC.