10 famosos que são nerds e você não sabia
Astros dos gramados, do cinema e da TV que não escondem o orgulho de suas nerdices
Seja pela icônica toalha de O Guia do Mochileiros das Galáxias, pelo Glorioso 25 de Maio em referência à série Discworld ou pela première de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, o dia 25 de maio é conhecido como o Dia do Orgulho Nerd.
A data começou a ser comemorada oficialmente na Espanha em 2006 e, desde então, tornou- se um símbolo cultural, reunindo diversos “tipos” de nerds.
De geeks à gamers, conheça 10 famosos que são nerds e você nem imaginava:
Olivia Munn
A atriz de The Newsroom é a maior musa geek norte-americana. Antes mesmo de participar de X-Men: Apocalipse em 2016, Olivia era figurinha carimbada entre os nerds graças aos seus cosplays de Mulher-Maravilha, icônica heroína da DC, e Chun-Li, de Street Fighter. Além disso, ela já apresentou o programa de televisão Attack of the Show, que traz conteúdos da cultura pop, games e filmes.
Nicolas Cage
O vencedor do Oscar de Melhor Ator por Despedida em Las Vegas em 1995 é um apaixonado por histórias em quadrinhos e abriu mão de seu famoso sobrenome, Kim Coppola, para adotar um nome artístico que homenageia um de seus super heróis favoritos, Luke Cage.
Mas a paixão de Nicolas Cage pela cultura pop vai além. O ator, que quase interpretou o Superman, batizou seu filho como Kal-El, o nome de nascimento do maior herói do universo DC. Além disso, ele tem uma tatuagem do Motoqueiro Fantasma em seu braço, papel que viveu nas telonas.
Henry Cavill
Último ator a interpretar Superman nos cinemas, Henry Cavill quase perdeu a ligação de Zack Snyder para lhe oferecer o papel de Kal-El em O Homem de Aço porque estava jogando World of Warcraft. Nerd declarado, o ator viralizou ao montar seu próprio computador gamer durante a quarentena e também pinta miniaturas de Warhammer 40K.
Ana Maria Braga
Além de mandar bem na cozinha, a apresentadora é fã de videogames. Ela adora jogar com o neto e está sempre atualizada das novidades do mundo virtual. Segundo ela, “Jogar videogame é um momento legal para abrir a cabeça. E aí dá uma outra visão daquilo que você não estava vendo e às vezes está na sua frente”.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Ana Maria também revelou que começou a jogar na época de Doom, um jogo “de uns zumbis que andavam dentro de um labirinto”, segundo ela. Além disso, há pouco tempo ela rasgou elogios ao popular Fortnite e afirmou que os visuais cartunescos do jogo são lindos.
Vin Diesel
Além de ter um clã em World of Warcraft, Vin Diesel é um fã declarado de Dungeons & Dragons, o mais icônico dos RPGs de mesa. O astro de Velozes e Furiosos joga desde os anos 1970 e escreveu o prefácio de um livro comemorativo dos 30 anos do RPG, em 2004. Acha pouco? Um dos seus bolos de aniversário foi inspirado no jogo e o roteiro de Crônicas de Riddick é inspirado nas aventuras do ator e seus amigos no RPG de mesa.
Por sinal, a paixão por Dungeons & Dragons é tanta que ele reunia os colegas da família Velozes para jogar entre uma gravação e outra. Reza a lenda que as partidas rolavam em cima dos capôs dos carros dos filmes.
Joe Manganiello
O galã da série “True Blood” é mais conhecido pelo seu físico e por arrasar corações por onde passa, mas também tem um lado nerd apaixonado por RPGs de mesa, principalmente Dungeons & Dragons. O fanatismo é tanto que o ator transformou um porão de sua casa em uma masmorra para jogar com seus amigos e é figura recorrente no CriticalRole, o show de RPG mais popular da Twitch, que já ganhou até uma série animada na Amazon Prime. Além disso, Joe já mestrou RPG em um hospital infantil em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Mark Hamill
Um dos maiores ícones da cultura nerd, Mark Hamill eternizou Luke Skywalker na saga Star Wars, é o dublador oficial do Coringa nos Estados Unidos e se tornou até vilão em Flash.
Mas Hamill também já revelou que se não tivesse sido escalado para Star Wars, seria um fã de carteirinha. O ator e dublador frequenta a San Diego Comic-Com desde seus primórdios para trocar quadrinhos e, além disso, tem um quarto em sua casa totalmente dedicado a itens colecionáveis, desde jogos de tabuleiro dos anos 1960 até figures dos Simpsons.
Rosario Dawson
A atriz norte-americana já passou pela série do Demolidor e, atualmente, dá vida à Ahsoka no universo de Star Wars. Mas ela também é uma aficcionada por quadrinhos e até criou sua própria história, chamada 'Occult Crimes Taskforce'. Para completar a lista de nerdices, ela é fã de Star Trek e sabe falar Klingon, a língua criada por Marc Okrand para os filmes baseados na série.
Mila Kunis
Conhecida por Amizade Colorida e That ‘70s Show, Mila já foi obcecada por World of Warcraft, é apaixonada por Star Wars e pelo jogo de tabuleiro Settlers of Catan. Mas o que chama atenção é sua obsessão por Star Trek: a atriz já frequentou as populares convenções que reúnem os atores e não teve pudores para tietar seus maiores ídolos.
Neymar
Fã de Counter-Strike e Call of Duty, o craque do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira nunca escondeu seu amor pelos games e já realizou inúmeras lives, principalmente durante a pandemia, além de comemorar seus gols homenageandos seus jogos favoritos.
Mas o amor pela cultura nerd vai além dos games: o craque eternizou personagens icônicos dos quadrinhos e da TV em seu próprio corpo e “fechou” as costas com ninguém menos que Homem-Aranha, Batman, Goku e, mais recentemente, o Ranger branco.