10 melhores jogos do Super Nintendo
Console clássico da Nintendo completa 30 anos; relembre os melhores games
O Super Nintendo, um dos consoles mais influentes e lendários da história dos videogames acaba de completar 30 anos de existência. Lançado em 13 de agosto de 1991, oito meses depois da versão japonesa, o Super Famicom, o console marcou o mundo dos games desde seu lançamento, contando com games históricos desde o primeiro dia disponível nas lojas.
Com uma biblioteca de jogos com mais de 700 títulos, o console 16-bits da Nintendo sobrou em quantidade e qualidade em praticamente todos os gêneros de jogos. Assim, abaixo segue um top 10 com o "crème de la crème" do console que dominou os anos 1990.
1. The Legend of Zelda: A Link to the Past
Uma das maiores obras-primas 16-bits, The Legend of Zelda: A Link to the Past ainda hoje domina os debates sobre ser o melhor título da série The Legend of Zelda. Sua aventura épica do início ao fim, bem como seu sistema de jogo serviram de inspiração para vários títulos lançados durante a era 16-bits. Ainda hoje a saga de Link inspira jogadores no mundo inteiro.
2. Chrono Trigger
Se teve um gênero de jogo que o Super Nintendo foi inquestionável, foi o dos jogos de RPG. A Square vivia uma fase exuberante, tendo o console 16-bits da Nintendo como a plataforma para as suas obras. Entre elas, o destaque fica por conta do magistral Chrono Trigger, RPG inesquecível para todos aqueles que um dia entraram em contato com a saga de Chrono, Lucca, Frog, Marla e cia. Chrono Trigger foi um dos últimos games desenvolvidos pelo "dream team" da Square, composto por nomes como Hironobu Sakaguchi, Yasunori Mitsuda e Nobuo Uematsu. Rico, vasto e inovador para a época, Chrono Trigger é um marco da geração 16-bits.
3. Super Mario World
Jogo de lançamento do Super Nintendo, Super Mario World não apenas apresentou o console para o mundo inteiro, como foi praticamente uma aula de como se fazer um jogo de plataforma. Sucessor do genial Super Mario Bros.3, Super Mario World tornou possível uma série de elementos de jogo tecnicamente inviáveis no antigo NES, como transparências, rotação e zoom de sprites. Com a na época incrível quantidade de 96 estágios, o jogo propunha todo o tipo de desafios e passagens secretas que um jogador poderia querer.
4. Super Metroid
Ainda hoje o melhor exemplar bidimensional da série, Super Metroid foi um game tão genial que informalmente foi o responsável por um sub-gênero que influencia muitos games atuais, o "metroidvania". Sombrio, sinistro e sobretudo bastante desafiador, o retorno de Samus ao planeta Zebes resultou em um dos melhores games do Super Nintendo.
5. Super Street Fighter 2
Fenômeno surgido nos fliperamas, Street Fighter 2 desembarcou no Super Nintendo cerca de 1 ano depois, continuando sua trilha de sucesso. Após os aperfeiçoamentos presentes em versões como Champion Edition e Turbo, a franquia enfim conheceu sua primeira expansão em Super Street Fighter 2. A Capcom foi hábil em conseguir converter com perfeição essa versão para o Super Nintendo, mantendo todos os recursos do arcade. Super Street Fighter 2 foi a melhor versão do game lançada para o SNES.
6. Donkey Kong Country 2
Donkey Kong Country é considerado como o jogo que encerrou a guerra dos 16-bits, decretando a vitória do Super Nintendo sobre o rival Mega Drive. Mas foi em Donkey Kong Country 2: Diddy´s Kong Quest que a trilogia baseada no macacão da Nintendo conheceu seu auge. Diddy´s Kong Quest aperfeiçoou os impressionantes (pra época) gráficos baseados em computação gráfica pré-renderizada, entregou bela trilha sonora (pesquisem Stickerbrush Symphony) e apresentou fases bem além do tema de selva presente no primeiro game.
7. International Superstar Soccer Deluxe
Se você nunca jogou International Superstar Soccer Deluxe e não sabe quem foi o craque Allejo, você não viveu os anos 1990, apenas te contaram como foi. Onipresente nas locadoras e lan houses, ISS Deluxe foi o maior jogo de futebol de seu tempo. Mistura perfeita entre diversão e realismo, o futebol eletrônico da Konami para o Super Nintendo iniciou não apenas uma franquia que se estende até hoje com eFootball, como uma série paralela, o Futebol Brasileiro 96, o pai dos bomba patches.
8. Mega Man X3
Em 1993, a série Mega Man chegou a um ponto de saturação com Mega Man 6, último game do mascote da Capcom para o NES. Uma renovação se fazia necessária, e ela veio em 1994 com Mega Man X. Dois anos depois, em 1996, a nova série chegava ao seu auge com Mega Man X3, jogo que contou não apenas com fases e chefes ainda mais desafiadores que a dos games anteriores, como também com Zero como personagem jogável (por toda campanha) pela primeira vez. Mega Man X3 também marcou a despedida de Mega Man como protagonista de games exclusivos para os consoles Nintendo.
9. Super Mario Kart
Antes de Super Mario Kart, era impensável um game de Super Mario que não fosse os tradicionais títulos de plataforma. Super Mario Kart não apenas inaugurou a tradição de jogos derivados do mascote bigodudo, como inaugurou seu próprio subgênero. Simples, genial e ainda hoje divertido, Super Mario Kart é um primor dos games de corrida 16-bits.
10. TMNT: Turtles in Time
Mais que um clássico da pancadaria videogamística, Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time é o melhor "beat ́em up" do SNES, e um dos melhores dessa categoria. Conversão perfeita da versão arcade, a Konami sobre explorar bem as capacidades do Super Nintendo para levar a aventura inter-temporal das famosas tartarugas ninjas e seu eterno inimigo Destruidor para as pequenas televisões tubo de 14 polegadas que costumavam servir de suporte para os consoles domésticos da época.