10 momentos mais marcantes do mundo dos "games"
Ao contrário do que muitos possam pensar, o mundo do entretenimento não é tão tranquilo assim
Apenas os verdadeiros gamers entendem o quanto um determinado jogo pode ser envolvente e intenso, consumindo horas e horas do seu dia. Melhor seria se eles apenas proporcionassem alegria e diversão, mas todo mundo sabe que não é bem assim... Muitos apresentam mensagens pesadas, mas que revelam detalhes importantes da história. Na lista abaixo, você confere os 10 momentos mais marcantes do mundo dos games.
(Atenção: a lista abaixo pode conter spoilers).
1. Red Dead Redemption
Lançado no Xbox 360 e PS3, o jogo de faroeste transforma o usuário em John Marston, um homem fora da Lei que quer voltar para sua mulher e filho – mas, antes, precisa resolver algumas pendências. Depois de enfrentar e matar diversos inimigos, Marston é emboscado e tem de se sacrificar pelo bem de sua família. A cena é extremamente marcante e emocionou diversos gamers pelo mundo, principalmente pelo fato de que, durante toda a trama, os jogadores é que controlavam boa parte das ações do personagem principal.
2. The Last of Us
Com uma jogabilidade que chama atenção, The Last of Us é, antes de tudo, um game bonito e muito bem produzido, mas com diversos momentos tristes. Compatível com PS3 e PS4, o game começa com fortes emoções – nos primeiros minutos, o mundo entra em um estado caótico e o protagonista Joel e sua filha, Sarah, precisam fugir. Pouco depois, os dois são abordados por militares que estão tentando conter a população à força. A menina acaba sendo alvejada por tiros e morre nos braços do pai.
3. Final Fantasy VII
A série Final Fantasy é bastante conhecida por seus momentos tocantes, mas nenhum deles se tornou tão popular quanto as cenas de Final Fantasy VII. Logo no início do enredo, uma das protagonistas do game, Aerith, é morta pela espada do vilão Sephiroth, pegando todos desprevenidos. Essa, no entanto, não é a cena mais marcante da saga. Forte mesmo é quando o herói da trama, Cloud, carrega o corpo da heroína para jogá-lo nas águas da caverna onde foi assassinada.
4. Shadow of the Colossus
Um dos mais tristes da lista, o game foi lançado para PS2 e, até hoje, é lembrado como um dos melhores títulos da plataforma. Durante a história, o personagem principal, Wanda, passa por diversas perdas e precisa superar obstáculos variados. O objetivo do jogo é que o protagonista mate 16 colossi, seres gigantescos que guardam, dentro de si, algo primordial para Wanda. O grande problema é que essas criaturas são apenas seres inocentes e mitológicos, que apenas vivem suas vidas. Outro momento que fez muitos jogadores derramarem lágrimas foi quando o cavalo do protagonista, Agro, deu sua vida para salvar o dono.
5. The Walking Dead: The Video Game
Assim como no seriado de TV e nos quadrinhos que levam o mesmo nome, o jogo de The Walking Dead: The Video Game também conta com diversas mortes de personagens importantes e queridos para os gamers. Uma das mais lembradas foi a do protagonista Lee, que fez parte da primeira edição criada pela produtora Telltale. Frente ao apocalipse zumbi, Lee foge até se encontrar com um grupo de sobreviventes e criar fortes laços com a jovem Clementine. Durante quase todo o jogo, os dois vivem como pai e filha, mas o laço é cortado quando o protagonista morre inesperadamente.
6. Gears of War 2
Casados, Dom e Maria estavam separados desde que Maria fora capturada por uma raça alienígena. Junto com Marcus, um ex-prisioneiro disposto a ajudar, Dom passa a destruir uma série de oponentes na tentativa de encontra-la. Quando finalmente chegam à cela onde ela está, Dom tem um momento de alucinação – vendo-a completamente diferente de como ela realmente estava: transformada, louca e quase não humana. Ao voltar à realidade, o herói é tomado por uma profunda sensação de culpa, mas não pode deixar a esposa daquele jeito. Por isso, atira na cabeça de Maria. Foi um dos momentos mais tristes da saga.
7. Brothers: A Tale of Two Sons
Lançado em diversas plataformas, o jogo conta a história de dois irmãos em busca de uma cura para seu pai. Ao longo da jornada, os dois passam por grandes provações e um dos irmãos é gravemente ferido, morrendo pouco tempo depois. O outro, no entanto, consegue encontrar a cura e leva-la ao encontro do pai.
8. Silent Hill 3
Embora a franquia seja recheada de cenas grotescas, a série também traz momentos emocionantes. Um deles é protagonizado por Heather, que após um estranho episódio no shopping, consegue voltar para casa, onde se sente aliviada e em segurança. Ao chegar à sala, no entanto, encontra seu pai, Harry Manson, morto na cadeira. Sem emitir um único som, tudo o que a protagonista consegue fazer é se jogar em seu colo e chorar pela perda do homem que sempre a protegeu.
9. Mass Efect 3
Último game da trilogia de ficção científica, Mass Efect 3 tem diversos momentos fortes e mortes marcantes. A de maior expressão foi a do médico Mordin, que resolve se sacrificar para não comprometer uma importante missão. Na ocasião, o comandante Shepard o deixa para trás com relutância e, logo em seguida, vê a torre em que ele estava cair e explodir.
10. StarCraft
Por ser um jogo de guerra, StarCraft apresenta muitos momentos tristes e cheios de emoção. Um dos mais relembrados acontece durante a fuga dos seres humanos de um planeta dominado pela raça alienígena Zergs, uma das maiores ameaças do local. Nesse momento, uma grande quantidade de soldados é abandonada à própria sorte. Um deles é Sarah Kerrigan, o amor da vida de Jim Raynor, protagonista do game. Mais tarde, os usuários descobrem que, ao contrário do que imaginavam, Sarah não morreu, mas foi absorvida pelos Zergs para se tornar sua nova líder, conhecida como Rainha das Lâminas.