15 anos atrás, Brasil conquistava o Counter-Strike
Há 15 anos, MIBR faturava título da ESWC 2006 e colocava o Brasil no mapa do esport mundial
O dia 2 de julho é especial para os fãs brasileiros de Counter-Strike. Neste dia, há 15 anos, o Made in Brazil (MIBR) faturava a Electronic Sports World Cup (ESWC) de 2006, o primeiro título mundial dos brasileiros na modalidade. A lendária organização brasileira venceu os suecos da Fnatic na decisão.
A equipe contava com importantes nomes do Counter-Strike brasileiro como Lincoln "fnx" Lau, Raphael "cogu" Camargo, Renato "nak" Nakano, Bruno "bruno" Ono e Carlos Henrique "KIKO" Segal.
Com o título mundial, o Brasil passou a ser reconhecido como uma das melhores regiões do jogo no planeta. A partir daí, os brasileiroes passaram a impor respeito e conquistaram diversos títulos no esport.
A jornada até a ESWC
A caminhada do MIBR até o título começou ainda no Brasil com a disputa da Brazil Cup em abril de 2006. Na época, o MIBR venceu a g3nerationX para garantir vaga na ESWC Brazil 2006.
Um caso curioso é que na época o MIBR contava com duas equipes: uma jogava com a tag MIBR.SP e a outra MIBR.RJ. A equipe que conquistou a classificação ao mundial jogava representando São Paulo.
Na edição brasileira da ESWC 2006, campeonato que definiu a equipe do Brasil na disputa do Mundial, o MIBR paulistano venceu seus irmãos de organização na final da seletiva.
Os playoffs
Diferente dos dias atuais, em 2006 os playoffs eram jogados apenas em um mapa. Com isso em mente, os brasileiros do MIBR precisaram vencer três mapas para levantar o troféu.
Nas quartas de final, os brasileiros pegaram os espanhóis da x6tence e, de maneira fácil, aplicaram 16-5 na Nuke para avançar à semifinal. Contra a equipe alemã da ALTERNATE aTTaX, o jogo foi muito mais equilibrado e somente na prorrogação o MIBR venceu, na Train, por 19-16.
A grande final, como já sabem, foi contra a Fnatic. Os suecos, na época, contavam com a titularidade de Partrik "f0rest" Lindberg, um dos maiores jogadores da história do Counter-Strike.
Nessa partida, o MIBR não viu muita dificuldade para passar pela Fnatic. Os brasileiros aplicaram, na Inferno, o placar de 16-6 para vencer o título da competição.
Depois da vitória
Com a vitória, o MIBR levou US$ 52 mil de premiação. O campeonato distribuiu, no total, US$ 160 mil.
O time não ficou junto durante muio tempo após o título. Os jogadores nak e bruno deixaram a equipe em setembro de 2006, ainda que tenham voltado e saído da equipe várias vezes por alguns anos. A saída definitiva de bruno foi em maio de 2008 e nak, em março do ano seguinte.
KIKO e cogu também passaram pela mesma situação de nak e bruno. Os jogadores deixaram o MIBR em janeiro e junho de 2007, respectivamente. Entre idas e vindas, cogu deixou o MIBR em definito em novembro de 2009 e KIKO passou por jogador e treinador da equipe em diversos momentos até sair de vez em 2009.
Já fnx deixou o MIBR em agosto de 2007, quando acertou sua ida à g3nerationX. Após passar pouco mais de uma mês na nova organização, o jogador voltou ao MIBR, mas deixou o time, de vez, em fevereiro de 2009.