20 anos do Nintendo DS: Veja curiosidades sobre o portátil
O revolucionário portátil de duas telas foi lançado em 2004
Inicialmente pensado como um projeto experimental, com o objetivo de complementar o Game Boy Advance e o GameCube, o Nintendo DS terminou como um dos consoles mais bem sucedidos da história dos videogames.
Seu design criativo e inovador aliado a uma biblioteca de jogos das mais diversas, fizeram o portátil de duas telas da Nintendo alcançar um sucesso inigualável. Então, como forma a comemorar seus 20 anos de lançamentos, selecionamos 5 curiosidades sobre o lendário portátil da Nintendo. Vejam:
O videogame que "escalou" o Everest
Em 2005, os alpinistas Neil Mueller e Chris Grubb escalaram o Monte Everest, a montanha mais alta da Terra, cujo pico fica a mais de 8 mil metros de altura. Segundo os relatos dos alpinistas na época, os equipamentos eletrônicos como computadores e tocadores de MP3 estragaram devido às condições climáticas extremas, e o Nintendo DS foi o único a resistir durante toda a escalada. Assim, é possível dizer que o Nintendo DS foi o videogame que foi jogado na maior altitude, e que foi mais alto.
O Nintendo DS quase se chamou "City Boy"
Todo videogame tem nomes de projeto antes de chegar ao mercado e ganhar a marca pela qual será conhecido pelo público consumidor. No caso do Nintendo DS, sempre se soube que o codinome do portátil da Nintendo foi "Nitro".
O que só foi descoberto anos depois é que a Nintendo cogitou seriamente chamar seu console portátil de "City Boy", chegando mesmo a registrar uma patente dois meses antes da revelação do sistema na E3 de 2004.
Entre os possíveis motivos para esse nome, estão o fato de que todos os portáteis da Nintendo até então tinham "Boy" no nome, além da Big N desejar que o DS fosse visto como um aparelho "cool" por jovens urbanos.
O sistema dos desenvolvedores
Ainda sobre o nome do console, a tradução oficial da abreviação DS é Dual Screen, ou duas telas em inglês. Mas existe também um outro significado oculto dessa sigla: DS também significa "Developer System", ou sistema de desenvolvedor, em português.
A razão desse segundo significado é que a Nintendo desejava que os recursos exclusivos do DS (duas telas, tela de toque, microfone, WiFi) levassem a jogos inovadores e criativos, e de fato o portátil recebeu muitos jogos com esses perfis.
O segundo videogame com 2 telas
De fato, a presença de duas telas foi a inovação que inicialmente mais chamou a atenção do Nintendo DS foram as duas telas. Porém o que pareceu uma ideia inédita na realidade foi um resgate a uma linha dos velhos Game & Watch.
Entre os vários modelos desses minigames estava justamente o Multi Screen, que embarcou games como Donkey Kong e The Legend of Zelda. Curiosamente, esses Game & Watch também deixaram como legado o direcional em formato de cruz, padrão até hoje em controles de todos os consoles.
DS Halo
Franquia exclusiva dos consoles Xbox, Halo quase ganhou uma inusitada versão para Nintendo DS. A história surgiu em 2007, quando um jornalista alegou ter jogado um protótipo do que seria um "Halo DS", algo difícil de acreditar dada a rivalidade entre as três grandes construtoras de consoles, Nintendo, Microsoft e Sony.
Anos depois, surgiu na internet um vídeo do protótipo do suposto Halo DS, que na verdade era uma versão modificada de GoldenEye: Rogue Agent, game que foi mesmo lançado para o DS. Ainda assim, alguns desenvolvedores que trabalharam na Bungie (desenvolvedora dos primeiros títulos Halo) na época confirmaram que um Halo para DS chegou a ser cogitado, mas recusado pela chefia da empresa.