Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

2023 é o ano do Survival Horror? Veja os principais jogos

Resident Evil 4, Dead Space, Alan Wake II: não faltaram bons lançamentos do gênero ao longo do ano

3 nov 2023 - 10h55
Compartilhar
Exibir comentários
Alan Wake II chegou em 27 de outubro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S
Alan Wake II chegou em 27 de outubro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S
Foto: Reprodução / Epic Games Publishing

2023 caminha para o fim e, sem dúvidas, entrará para a história como um dos melhores anos da indústria dos videogames. Mas em meio a tantos lançamentos excelentes, um gênero se destacou: o Survival Horror, ou Horror de Sobrevivência. 

Desde o remake de Resident Evil 4, lançado no início do ano, até o surpreendente Alan Wake II, um dos jogos mais bem avaliados do segundo semestre, não faltam exemplos que nos fazem questionar: afinal, este foi o ano do Survival Horror? 

Início avassalador com remakes

Dead Space Remake abriu o ano no Survival Horror
Dead Space Remake abriu o ano no Survival Horror
Foto: Divulgação/EA

Os fãs de um bom Survival Horror já começaram o ano ansiosos, esperando pelos remakes de Dead Space, que chegaria no fim de janeiro, e de Resident Evil 4, que chegaria em março. As expectativas para o primeiro eram altas, uma vez que a EA prometeu não alterar o que havia dado certo há 15 anos atrás. Já com a franquia da Capcom, as coisas ainda eram incertas após o decepcionante remake de Resident Evil 3. 

Quando lançados, os dois jogos basicamente redefiniram o que um remake deve ser – estou olhando para você, The Last of Us Part I. Tanto Dead Space quanto Resident Evil 4, que se tornou uma das obras-prima da Capcom, modernizaram tudo o que havia ficado datado desde os lançamentos originais, além de adicionarem novas mecânicas e não alterarem substancialmente as histórias, que já haviam ganhado os fãs anos atrás.

No caso de Dead Space, os fãs tiveram um gostinho ainda mais especial. O jogo foi lançado pouco mais de um mês após The Callisto Protocol, que prometia ser uma sequência espiritual do jogo da EA e, embora seja o melhor Survival Horror lançado em 2022, decepcionou em vários aspectos. Dessa forma, os dois remakes deixaram claro que 2023 seria, no mínimo, marcante.

Meio de ano com jogos pouco badalados, mas divertidos

Jogar Dead Island 2 em grupo deixa tudo mais divertido
Jogar Dead Island 2 em grupo deixa tudo mais divertido
Foto: Dead Island 2 / Reprodução

Justiça seja feita, após um início de ano tão forte, era difícil manter o ritmo. Ainda assim, 2023 trouxe alguns lançamentos menores, mas de muita qualidade. Entre eles, se destacam Amnesia: The Bunker e Dead Island 2.

Amnesia: The Bunker coloca o jogador em uma experiência claustrofóbica em um bunker durante a Primeira Guerra Mundial e traz terror envolvente, na medida certa; enquanto Dead Island 2 é a aguardada sequência do jogo de 2011. Felizmente, a Deep Silver cumpriu tudo o que prometeu e entregou um jogo de ação visceral e acelerada – e acima de tudo divertido –, com diversas formas criativas de exterminar as hordas de zumbis que infestam Los Angeles. Era o que os fãs queriam e tanto esperaram para ter.

Além disso, 2023 também mostrou um pouco mais de jogos que sequer foram lançados oficialmente, mas que entraram em acesso antecipado e vêm agradando, como The Outlast Trial e Sons of Forest.

Alan Wake II fecha o ano com chave de ouro

A história de Alan Wake 2 se desenvolve através de mistérios e metanarrativa
A história de Alan Wake 2 se desenvolve através de mistérios e metanarrativa
Foto: Alan Wake 2 / Reprodução

Em um ano com tantos lançamentos brilhantes, o Survival Horror já era um destaque. Mas o melhor ainda estava por vir. Em outubro, a Remedy Entertainment lançou o tão aguardado Alan Wake II. 

A franquia que acompanha o escritor que dá nome ao jogo já tinha uma grande base de fãs, mas que vem se tornadno ainda maior após o lançamento da sequência superar as expectativas mais otimistas. Alan Wake II é um dos jogos mais bem avaliados do segundo semestre, o que vai muito além do que qualquer fã podia esperar.

Sucesso entre crítica e público, o jogo deve concorrer ao prêmio máximo do ano em dezembro e não será injusto se ganhar. Mesclando uma jogabilidade inédita com uma narrativa de terror e suspense que deixa qualquer jogador querendo mais, o jogo encerra 2023 com chave de ouro para o gênero.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade