5 diferenças entre Zelda: Skyward Sword no Switch e no Wii
Não são apenas gráficos em alta definição: entenda as melhorias da nova versão do game
The Legend of Zelda Skyward HD já tem data de lançamento marcada para o próximo 16 de julho, e os fãs da Nintendo se perguntam o que essa versão tem de realmente novo em relação à versão original lançada há 10 anos, em 2011, para o Nintendo Wii. Os trailers divulgados pela Nintendo até aqui pincelam algumas diferenças, então baseado nas informações disponíveis até o momento, vamos detalhar o que o remaster para o Nintendo Switch tem de realmente novo.
Gráficos em alta definição
A primeira, e óbvia, diferença é o gráfico em alta definição. Os trailers sugerem não apenas o aumento em resolução gráfica, mas também que houve uma edição de imagem sobre muitas das texturas presentes em diversos elementos como os personagens, inimigos e os objetos que eles utilizam, por exemplo.
O acréscimo em qualidade de imagem sobre a versão de Nintendo Wii é óbvia, porém, o que ainda não está claro é até onde esse incremento visual vai. Isso porque tanto nos trailers quanto em seus sites oficiais, a Nintendo não utiliza o termo "full HD", ou equivalente, o que não nos permite ter certeza que o game rodará em 1080p. O histórico recente de conversões de Wii U também não nos permite cravar a resolução, pois se por um lado Super Mario 3D World roda em 1080p no modo doca, Pikmin 3 Deluxe roda em 720p, baixando para 1024x576 no modo portátil.
The Legend of Zelda Breath of the Wild, por sua vez, roda a 1600x900 na doca, então só saberemos a real qualidade de imagem de The Legend of Zelda Skyward HD, assim que o jogo sair. De qualquer forma, Skyward Sword HD parece realmente belo, e faz justiça ao grafismo do original.
Performance
Outro detalhe pouco comentado, tem a ver com o desempenho. Skyward Sword roda em 30 quadros por segundo no Nintendo Wii, enquanto que a versão HD sugere 60 quadros por segundo. Ainda que no trailer mais recente, e em seu site oficial, a Nintendo fale em "acréscimo de performance", em tradução livre, ela não especifica exatamente quanto.
Sistemas de controle
Um dos pontos de maior discórdia em relação à versão original, os controles, também foram objeto de revisão na versão Switch. No original de Nintendo Wii, o controle por movimento era
mandatório, o que alienou jogadores que preferiam controles tradicionais. Além do mais, Skyward Sword foi desenhado para utilizar o acessório Wii Motion Plus, o que também obrigou quem quisesse jogar a adquirir o acessório. Ainda assim, apesar desses requerimentos, muitos jogadores se disseram insatisfeitos com momentos de imprecisão durante as partidas.
Pois bem, a Nintendo ouviu os fãs e habilitou opção para controle tradicional, por botões, sobretudo pensando em quem pretende jogar Skyward Sword em modo portátil e/ou donos de Nintendo Switch Lite.
Ainda sobre controle por movimento, os Joy Cons do Nintendo Switch também contam com a tecnologia, mas diferente da do Nintendo Wii, os Joy Cons contam com tecnologia baseada em giroscópio, o que elimina a necessidade da barra de sensor do Wii, além da constante necessidade de calibragem.
Tutoriais
Um outro ponto de controvérsia acerca da versão Skyward Sword de Nintendo Wii era sua abordagem quanto aos tutoriais, personificado pela personagem Fi. Na versão original, a personagem constantemente interrompia o jogador para dar informações redundantes, tirando o espaço para a descoberta.
Um exemplo já no primeiro calabouço: assim que você pega o mapa, e o texto do jogo lhe detalha isso, Fi interrompe a partida para re-explicar o que você acabou de pegar. Situações assim acontecem por toda a campanha.
Em seu site oficial, a Nintendo menciona "refinamentos sobre os tutoriais do jogador", enquanto que seu último trailer indica que as aparições de Fi serão opcionais, e não mais da forma intrusiva de antes.
Qualidade de vida
Por fim, vale mencionar as melhorias chamadas "qualidade de vida", notadamente às via utilização de um Amiibo a ser lançado com o jogo. No Wii, sempre que o jogador desejar ir de um ponto distante a outro no game, ele fatalmente terá que voar com o Loftwing, enquanto que no Switch será possível passar rapidamente de um local a outro via o Amiibo de Zelda. Não está claro, contudo, se essa será a única função que o Amiibo terá, ou ainda que sua utilização será mandatória nesse caso.
Exclusivo para Nintendo Switch, The Legend of Zelda: Skyward Sword HD chega em 16 de julho.