Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Análise: Apex Legends Mobile leva battle royale para celular

Game traz a experiência completa do PC para o mobile, mas com personagem exclusivo e sem partidas crossplay ou progressão compartilhada

16 mai 2022 - 23h39
Compartilhar
Exibir comentários
Apex Legends Mobile está disponível para Android e iOS
Apex Legends Mobile está disponível para Android e iOS
Foto: EA / Divulgação

A Respawn Entertainment lança nesta terça-feira (17) a versão para celulares de Apex Legends, jogo de tiro gratuito que tomou de assalto a atenção dos fãs de battle royale, gênero em que dezenas de jogadores disputam para ver quem é o último a sobrar de pé em um mapa com recursos limitados, quando foi revelado em 2019 e lançado logo em seguida.

De lá para cá, não foram poucos os concorrentes que surgiram e enquanto Apex Legends lutava para se manter entre os principais jogos do gênero no concorrido mercado de PC e consoles, nos celulares outros titãs ganharam força, como o popular Free Fire, game favorito de muitos brasileiros, ou PUBG Mobile, que também adaptou um jogo famoso dos PCs para os dispositivos móveis.

Réplica fiel

Para encarar uma concorrência tão feroz, a Respawn optou por fazer de Apex Legends Mobile um jogo extremamente fiel ao original, mas ao mesmo tempo pensado para as plataformas móveis e com uma progressão exclusiva, separada do game para PC e consoles. Desenvolver do zero ajudou a garantir que Apex Legends Mobile rode em uma gama bem ampla de celulares, requisito importante para alcançar o maior público possível neste segmento.

Porém, o jogo é tão fiel ao original que em muitas ocasiões, o excesso de comandos e informações pode atrapalhar o jogador - por maior que seja, a tela do celular não é como um monitor de 20 ou 40 polegadas. Há muita coisa na tela, muitos botões virtuais que acabam atrapalhando - a tela de toque não é o melhor controle para um jogo complexo e veloz como Apex Legends Mobile, infelizmente, mas por enquanto é a única opção, já que os produtores ainda estão experimentando com o uso de controles mobile.

Personagens de Apex Legends Mobile tem poderes únicos e divertidos
Personagens de Apex Legends Mobile tem poderes únicos e divertidos
Foto: EA / Divulgação

Por outro lado, há uma série de ajustes possíveis, que vão desde opções gráficas para poupar a bateria do celular até recursos de acessibilidade, assistências de pontaria e coleta automática de itens. A experiência de jogo pode ser bastante personalizada e isso é um ponto positivo, independente do quanto o jogador é familarizado com o gênero ou com o Apex original.

É bom ressaltar que não se trata de uma versão portátil de Apex Legends. Não há suporte para crossplay ou progressão cruzada com outras plataformas. Quem joga no PC não poderá levar automaticamente todos os seus personagens e skins de vários passes de batalha para o celular. É como se a Respawn estivesse começando o jogo do zero, algo bom para atrair novos jogadores.

Lenda exclusiva

Há novas mecânicas exclusivas, como a câmera em terceira pessoa, disponível em alguns modos de jogo, que dá uma perspectiva melhor dos arredores - e permite enxergar seu personagem, o que sempre é legal. Por falar neles, Apex Legends Mobile chega com nove Lendas do jogo original: Bloodhound, Lifeline, Pathfinder, Bangalore, Octane, Gibraltar, Wraith, Caustic e Mirage. Eles funcionam exatamente como os veteranos estão acostumados, mas é preciso progredir novamente no game para desbloquear cada um dos personagens, assim como skins e outros itens cosméticos.

Mais interessante é a nova Lenda, Fade, exclusivo para o jogo de celular. Trata-se de um personagem bastante ágil, com poderes que aumentam ainda mais sua mobilidade. Vai ser curioso ver como será a adição de mais personagens exclusivos no futuro, já que as temporadas de Apex Legends Mobile não seguirão o mesmo calendário do jogo original.

Considerações

Não é de hoje que os celulares mostram ter poder de fogo para rodar jogos tão bons quanto os dos consoles, mas é sempre bacana ver isso na prática e a conversão de Apex Legends para os dispositivos móveis é um ótimo exemplo desse avanço tecnológico.

Apex Legends Mobile é um jogo que premia mais a habilidade do que o 'grinding' de outros battle royale como Fortnite, mas que consegue divertir com seus personagens que lembram super-heróis, cada um com seus próprios poderes e história bem elaborada. É um competidor agressivo de olho na disputada arena dos jogos de tiro para celular.

Apex Legends Mobile - Nota 8
Apex Legends Mobile - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Para jogar em dispositivos Android, é preciso ter um aparelho com o sistema operacional Android 6.0 ou superior, 3GB de RAM, 4GB de espaço de armazenamento e processador Snapdragon 435, Hisilicon Kirin 650, Mediatek Helio P20, ou Exynos 7420 CPU. Quem joga no iPhone vai precisar de um aparelho que rode o sistema operacional iOS 11 ou superior, com 2GB de RAM, 4GB para armazenametneo e CPU A9.

Gratuito para jogar, Apex Legends Mobile está disponível para Android e iOS.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade