Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Análise: Infernax é divertida e sangrenta jornada 8-bits

RPG de ação e plataforma é visceral e aposta em sistemas de escolhas morais para se destacar

14 fev 2022 - 16h50
Compartilhar
Exibir comentários
Infernax é uma divertida jornada 8-bits
Infernax é uma divertida jornada 8-bits
Foto: Divulgação / Berzerk Studio

Existe um charme inegável nos clássicos jogos de ação e aventura do passado. A Berzerk Studio sabe disso e, melhor ainda, consegue trazer de volta os melhores elementos da geração 8-bits em um RPG de ação e plataforma visceral que se inspira nos primeiros Castlevanias, mas com um sistema narrativo que o destaca de outros "retro games" atuais.

Lançado em 14 de fevereiro, Infernax apela para a nostalgia e busca resgatar as características de uma geração que encantou, algo que é comum entre produtores independentes. Mas o jogo vai além.

Escolhas morais 

Escolhas morais são destaque narrativo em Infernax
Escolhas morais são destaque narrativo em Infernax
Foto: Reprodução / Berzerk Studio

O jogador assume o papel de Alcedor, um Templário que volta para casa após uma longa jornada de Cruzadas. Porém, ao chegar em sua terra natal, o cavaleiro se depara com a invasão de exército demoníaco que está espalhando corrupção e sua missão será restaurar a paz enquanto combate as forças do inferno.

À primeira vista, a história pode parecer monótona e cheia de clichês, mas com seu sistema de escolhas morais, consegue fugir um pouco do lugar comum.

Embora não seja sempre bem implementado e se baseie basicamente em escolhas de bem contra o mal que muitas vezes parecem desnecessárias, o sistema funciona e dita a progressão do jogo, alterando até mesmo a aparência do personagem, seu final e a disponibilidade de diversas missões paralelas.

Além disso, a mecânica de escolhas aumenta o fator replay de Infernax e esconde um final secreto.

Desafios na medida certa

Quando o assunto é jogabilidade, Infernax é uma verdadeira homenagem à geração 8-bits. Os controles são simples e a dinâmica side scrolling funciona bem com todas as características de um jogo de plataforma, enquanto os elementos de progressão RPG garantem que a dificuldade esteja sempre na medida certa.  

Embora seja extremamente divertido e viciante, o sistema de combate perde a oportunidade de seguir um caminho mais dinâmico. O uso de magias e habilidade definitivamente não é incentivado e as batalhas se resumem em desferir golpes enquanto evitamos ataques inimigos. Além disso, os inimigos mais comuns, distribuídos aos montes pelo mapa, não exigem muita estratégia. Já os chefes fazem jus ao posto e não permitem muitos deslizes por parte do jogador, oferecendo inclusive uma boa variedade de estilos.

Desafios na medida certa para todos os tipos de jogadores
Desafios na medida certa para todos os tipos de jogadores
Foto: Divulgação / Berzerk Studio

O que chama mesmo a atenção é a quase ausência de 'save points'. Talvez esse seja o elemento que mais influencia na dificuldade de Infernax: avançar pelo mapa deixará o jogador aos poucos aflito; morrer e perder toda a progressão é angustiante e confere uma camada rogue-lite ao game.

Felizmente, para aqueles que querem aproveitar a aventura de Alcedor de uma forma mais tranquila, há um nível de dificuldade “casual” que torna toda a jornada bem menos punitiva e acessível para todos os tipos de jogadores.

Um ponto positivo é que a desenvolvedora canadense não usa mapas complexos como os encontrados em alguns Castlevanias. Na maior parte do tempo, as missões são intuitivas e não será preciso encarar a frustração de precisar ir e vir pelo mapa sem saber direito para onde ir.

Gráficos, trilha-sonora e localização

Localização é um dos pontos positivos do jogo
Localização é um dos pontos positivos do jogo
Foto: Reprodução / Berzerk Studio

Infernax tem um estilo pixel art que te leva de volta aos anos 1990 e uma trilha sonora igualmente retrô, que traz de volta o estilo chiptune estridente da época e torna o sentimento de nostalgia ainda mais presente - juntos, esses elementos se encaixam perfeitamente na proposta do jogo.

Ainda, vale destacar o belo trabalho de localização do jogo. Bem contextualizada, ela não se resume a traduzir de forma literal as passagens da narrativa, preservando a imersão do material original.

Considerações

Infernax funciona perfeitamente como uma homenagem aos clássicos do gênero e proporciona boas horas de diversão. Seu estilo de ação retrô encanta, enquanto o sistema de escolhas morais garante que possa ser aproveitado várias e várias vezes. 

Infernax
Infernax
Foto: Reprodução / Game On

O combate é simples, o que pode ser também um ponto negativo, mas não tira os méritos da desenvolvedora que consegue entregar um jogo que se destaca dentro de um gênero tão explorado entre os indies.

Infernax está disponível para PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S. O jogo também faz parte do catálogo do Xbox Game Pass.

*Esta análise foi feita no Xbox Series S, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pelo Berzerk Studio.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade