Análise: Logitech G435 Lightspeed é fone muito versátil
O Game On analisou o fone sem fio bluetooth mais recente da Logitech
O mercado de periféricos não para de se expandir e o lançamento mensal de novos produtos pode ser estonteante e confuso, deixando o público indeciso na hora de comprar. Contudo, no fim das contas o financeiro é o que pesa, logo a maioria dos periféricos que não são top de linha devem tentar apresentar uma versatilidade maior, para que o custo benefício valha a pena.
Já posso adiantar que o novo fone da Logitech, G435 Lightspeed, consegue entregar uma versatilidade em seu uso que torna o produto sim interessante. Vale ressaltar que este periférico foi inovador já em seu lançamento. Isso porque, além das lojas tradicionais, o G435 foi lançado simultaneamente no Complexo, servidor de GTA RP da organização Fluxo.
Leve e confortável como um travesseiro de penas
Este talvez seja um dos pontos mais fortes do G435, o conforto. Veja bem, este periférico em específico foi projetado como uma versão mais simplificada em termos de construção. Ele é feito de plástico reciclado (sim, eco friendly), o que torna ele extremamente leve, e também é de um tamanho menor quando comparado com outros.
Ao ver o tamanho do fone, confesso que me assustei, pois não sou uma pessoa pequena e tenho dificuldade de conforto até mesmo com fones parrudos, principalmente nos primeiros dias de uso. A surpresa foi grande ao notar que um fone "pocket" me atendeu com conforto desde o primeiro minuto de uso. O G435 brilha no quesito conforto, mesmo para usuários com cabeças um pouco mais avantajadas!
Vale ressaltar que o fone também é agradável aos olhos, e está disponível em três cores. Existe variedade para quem gosta de algo mais chamativo ou quem é mais discreto.
Variedade de conexão
O G435 possui algumas opções de conexão para ser utilizado. Temos a opção Lightspeed, onde a conexão é feita de forma wireless através de um dongle, sendo a opção ideal para o uso no PC. Além disso, o fone possui conexão bluetooth, onde demonstra versatilidade e pode ser utilizado em celulares, videogames ou no próprio PC. Vale ressaltar que um démerito do G435 é não poder ter uma multiconexão de aparelhos.
Por fim, e particularmente a minha favorita, o novo fone da Logitech também pode ser utilizado com fone conectado ao computador, não sendo necessário interromper o seu uso quando a bateria acaba. Por falar nisso, a bateria apresenta uma duração ok. Poderia sim ser mais resistente, mas a diversidade de opções de conectividade permitem que o usuário possa administrar bem a duração da bateria.
Qualidade técnica decente
Descrito como um fone gamer, o G435 Lightspeed entrega uma qualidade técnica decente nas jogatinas. Para os amantes de FPS, a noção espacial em 360º é entregue. Além disso, mesmo sendo gamer, o fone da Logitech também entrega uma performance boa na reprodução de música. Seu formato pocket e design bonito, além da ausência de fios, tornam o uso do mesmo em atividades esportivas algo possível.
Quanto ao microfone, o G435 não conta com haste ou microfone externo - o que torna o design mais atrativo -, mas sim com um microfone discreto de feixe duplo. A qualidade em que sua voz é capturada é sim boa, entretanto ele falha na supressão de ruídos e pode gerar incômodos, principalmente quando jogando em grupo.
Se você mora em uma cidade quente e precisa ficar com o ventilador perto por não ter ar condicionado, seus companheiros de jogatina irão se irritar rapidamente. Entretanto, se o o foco do usuário for em um uso em estúdio, o microfone do G435 cumpre bem a função.
Considerações
Bem, assim como a maioria de produtos gamers no país, o preço do Logitech G435 Speedlight é salgado. Atualmente ele custa cerca de R$ 650, o que já torna o produto inviável para usuários de usos mais esporádicos. Entretanto, se você quer investir em um bom fone, que não precisará necessariamente ficar restrito ao uso no PC, a versatilidade do G435 torna ele uma bela opção na hora de comprar um fone com qualidade maior.
A Logitech gentilmente cedeu um Headset Gamer Logitech G435 Lightspeed para que o Game On pudesse realizar esta análise.