Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Análise: Roller Champions traz disputas multiplayer divertidas

Game de patinação da Ubisoft se destaca por ideias criativas e diversão acessível

25 mai 2022 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários
Roller Champions combina patins e disputas online
Roller Champions combina patins e disputas online
Foto: Ubisoft / Divulgação

Novo game multiplayer online da Ubisoft, Roller Champions chega nesta quarta-feira (25) para PC e consoles. Criativo e com foco em partidas rápidas em time, o novo multiplayer da Ubi oferece uma experiência sem igual  dentro do competitivo mercado de jogos como serviço.

O Game On testou Roller Champions de forma antecipada e o resultado agradou, mesmo com algumas derrapadas aqui e ali. Confira nossas impressões!

Simples e divertido

Embora o nome e a patinação façam referência à prática de Roller Derby, aqui a mistura vai além e há elementos de diversos outros esportes, como o futebol e o basquete. Os jogadores se dividem em dois trios ou duplas e, após uma breve contagem onde as luzes da arena vão sendo apagadas, a bola é liberada próxima ao último refletor ligado. A partir daí começa uma corrida insana para ter o controle da redondinha e dar ao menos uma volta completa na pista antes de tentar arremessá-la em um aro e marcar um gol para o seu time.

É possível passar a bola para girar mais rápido pela arena e se esquivar de ataques para lá de violentos dos adversários. Após a primeira volta o gol se abre para o arremesso, mas o jogo permite dar mais voltas para aumentar o número de pontos feitos com um eventual acerto, sendo possível até mesmo vencer a partida fazendo cinco pontos com um único gol. O risco aí é perder a bola no caminho, o que reseta a contagem e obriga a dar uma nova volta para conseguir marcar pontos.

Embora as regras tenham até certa profundidade, no controle mesmo o jogo a princípio é bem simples, daqueles que nos primeiros minutos já é possível se divertir e competir. Para os que forem se dedicar mais, há espaço para aprender manobras e ataques com saltos nos adversários, frenagens e bloqueios mais complexos e até alguns combos na hora de defender - o que deve ficar reservado para as partidas ranqueadas de maior nível.

As pistas também são um deste e, embora bem parecidas no que se refere à mecânicas - variando apenas o ponto de início dos times - se diferem bastante na parte visual. Uma delas tem a temática maia, por exemplo, com totens e um visual mais místico que chama bastante a atenção. Seria mais legal se oferecessem desafios e regras diferentes por pista com o tempo, deixaria o jogo menos repetitivo no longo prazo. Talvez seja algo para os eventos, que serão lançados no decorrer das temporadas.

Pela apresentação feita pela Ubisoft, o foco aqui também é bastante social. O jogo pesa apenas cerca de três gigas e pode ser baixado rapidamente pelo Ubisoft Connect no PC ou nas lojas dos consoles, todos jogando entre si. Isso é um baita incentivo para que streamers joguem com seus seguidores e criem momentos legais nas suas transmissões, até mesmo em intervalos entre outros jogos de maior apelo, já que as partidas são bem rapidinhas. 

Espaço para melhorias

Foco de Roller Champions é nas partidas multiplayer
Foco de Roller Champions é nas partidas multiplayer
Foto: Ubisoft / Divulgação

Desde o seu anúncio na E3 de 2019, Roller Champions teve diversos períodos de testes que contribuíram para refinar a sua jogabilidade. Embora mais rápido e divertido nesta versão final, ainda há arestas que precisam ser aparadas com o tempo.

Defender, no momento, é meio sem jeito e impreciso, fazendo várias jogadas que deveriam ser previsíveis se tornarem aleatórias, o que inevitavelmente frustra. Outro problema grave está na performance do jogo, que, mesmo em computadores bem acima do recomendado, por vezes mostra quedas na taxa de quadros em momentos chaves da partida - uma reclamação geral durante o evento.

Na progressão também há poucos atrativos. A customização do seu patinador deveria ser o principal motivo para continuar retornando para o jogo, mas ela é bem mais simples do que deveria e não empolga muito. Um dos pontos mais bizarros é que todos os personagens, masculinos ou femininos, começam o jogo carecas e cabelos vão sendo liberados com o tempo nas “Loot Balls” e através do passe de batalha. 

Por falar em passe de batalha, o desta primeira temporada conta com trinta níveis e custa R$20,00. Embora o preço seja bem acessível, comparado com outros jogos, poucas recompensas realmente me chamaram a atenção. Pelo lado positivo, há a possibilidade de recuperar todo o dinheiro investido em moedas do jogo ao completá-lo, para então gastar na loja que possui bem mais opções legais.

Considerações

Roller Champions tem como principal mérito ser criativo e ousado, com um gameplay sem paralelo no mercado atual. O jogo é bem leve, acessível e divertido, o que alavanca seu potencial social para jogadores de todas as plataformas e principalmente criadores de conteúdo.

Roller Champions - Nota 7
Roller Champions - Nota 7
Foto: Game On / Divulgação

Ainda há vários pormenores que podem ser consertados, mas sem dúvida, o maior desafio da Ubisoft será manter a comunidade engajada, com a adição frequente de novos conteúdos nos próximos meses.

Gratuito para jogar Roller Champions está disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Ubisoft.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade