Análise: Shredders é jogo de snowboard casual para PC e Xbox
Game traz proposta divertida, mas execução fraca atrapalha
Games de snowboard são mais frequentes do que jogos de skate, embora ambos compartilhem fórmulas bem parecidas, em que o jogador atravessa pistas cheias de obstáculos realizando manobras radicais em nome da pura diversão. Essa é a premissa de Shredders, jogo que chega nesta semana para PC e Xbox Series X/S, com lançamento direto no Game Pass.
Neste jogo, você assume o papel de um snowboarder sem nome, que ao lado do colega Scotty, pratica suas manobras e grava vídeos na área de esqui de Frozen Wood, atraindo a atenção de Lisa, PR da marca de roupas para snowboard 540 Indy. Ela passa a oferecer missões para a dupla, que vai subindo na carreira conforme obtém sucesso nos desafios.
Essa história envolve mais de 40 missões até chegar em uma grande competição com profissionais do snowboard, incluindo personagens reais como Jamie Anderson, Zeb Powell, Marcus Kleveland e Sebbe De Buck. Pena que assim como o protagonista misterioso, só as vozes dos atletas são ouvidas, já que todos os modelos de personagem têm os rostos escondidos atrás de máscaras de esqui e óculos espelhados.
Cada missão consiste em três objetivos, um principal e dois secundários. O objetivo principal costuma ser simples de realizara, mas cumprir os outros desafios garante um bônus considerável na pontuação. Como não há um sistema de estrelas, ao estilo Tony Hawk, por exemplo, basta cumprir a missão principal para progredir.
Os controles do snowboard são fáceis de aprender e difíceis de dominar. Falta uma lista detalhada das manobras e muita coisa depois dos movimentos básicos é aprendida na base da tentativa e erro. Você sempre pode retroceder um trecho do jogo ao errar uma manobra e se estatelar na neve, ou optar por reiniciar a missão do princípio - uma escolha melhor para garantir a pontuação mais alta.
Você controla o seu atleta com uma alavanca e a prancha com a outra, usando as alavancas em conjunto com os gatilhos para realizar manobras. A física é bem aplicada e gera situações divertidas até pegar o jeito. Não é um jogo complexo, mas executar os truques mais avançados certamente vai tomar um bom tempo de prática para os jogadores dedicados.
O jogo é relativamente simples e isso não chega a ser um defeito. Porém, Shredders é cheio de problemas técnicos, que vão desde menus em um idioma, áudio em outro e legendas em um terceiro, o que deixa a navegação meio confusa, até problemas com carregamentos demorados (mesmo instalado no SSD do Xbox Series X)m quedas na taxa de quadros de animação e outras arestas que precisavam ser melhor polidas.
Considerações
Shredders pode ser um jogo bastante divertido, mas por enquanto, é melhor baixar no Game Pass para experimentar por conta própria e, se curtir, esperar pelas atualizações que com certeza virão para dar um polimento ao game.
Shredders chega em 17 de março para PC e Xbox Series X/S.