Achilles: Legend Untold mistura Diablo com Dark Souls... e funciona!
RPG de ação da Dark Point Games é simples, mas cheio de boas ideias bem executadas
Quando a produtora polonesa Dark Point Games decidiu fazer um 'Diablo' ambientado na Grécia Antiga, mas com elementos e mecânicas típicos de um 'Dark Souls', era difícil acreditar que a mistura pudesse funcionar, mas Achilles: Legend Untold mostra que sim, essa é uma combinação com muito potencial.
O jogo recém-lançado para PC e consoles coloca o jogador no papel de Aquiles, o lendário herói da Guerra de Tróia. Muitos dos personagens da famosa saga narrada por Homero estão presentes, como Heitor, Páris, Helena, mas a odisséia do game toma rumos bastante inesperados.
Uma lenda não contada
Após desembarcar em Troia com seus soldados, o jogador aprende os comandos básicos e logo se vê em uma batalha de chefe, contra Heitor. Após vencer o oponente - com a opção de escolher deixá-lo viver ou executá-lo - Aquiles prossegue até o encontro com Páris, irmão mais novo de Heitor e bem mais poderoso do que se poderia imaginar.
A trama salta alguns anos para uma Grécia tomada por monstros mitológicos, esqueletos e muitos conflitos políticos. Aquiles está desmemoriado e precisa recuperar suas habilidades, enquanto cumpre missões e detona inimigos. O combate é um meio termo entre o 'hack n' slash' de Diablo e as lutas mais metódicas de um Dark Souls. É preciso saber quando se esquivar, quando bloquear e adotar estratégias mais elaboradas, não só contra os chefes, mas contra monstros como escorpiões gigantes que surgem pelo caminho.
Embora o jogador não possa criar um personagem do zero, afinal é a história do guerreiro Aquiles que estamos jogando, há uma boa variedade de armas, escudos, armaduras e habilidades para personalizar a experiência, e elas contam com efeitos adicionais, como sangramento, veneno, dano de luz e outras características que vão entreter os fãs de RPG por um bom tempo, junto com a extensa árvore de habilidades, desbloqueadas conforme se sobe de nível - mas somente acessível em santuários específicos - pense nas 'graças' de Elden Ring ou nas fogueiras de Dark Souls.
Onde o jogo brilha mais forte é no mundo inspirado na Grécia Antiga e visto do alto, como em um típico RPG de ação nos moldes de Diablo ou Path of Exile. As paisagens são bem feitas, cheias de florestas, campos, cemitérios, ruínas e outras paisagens para explorar. Pena que Aquiles se aventura sozinho, sem a companhia de um Ulisses ou outro herói clássico. Um modo cooperativo seria muito bem vindo.
Embora seja cheio de boas ideias, é preciso reconhecer que elas são um tanto simplificadas e nem sempre funcionam como o esperado. O combate à distância, com os arremessos de escudo, é decepcionante, ao ponto do jogador esquecer dessa possibilidade e se dedicar mais ao bom e velho bate-e-rola para lidar com seus oponentes. Da mesma forma, as batalhas de chefe são legais, mas são duelos contra generais inimigos que são oponentes habilidosos, mas não espere a criatividade do design de chefes de um Lies of P ou Bloodborne.
É bom lembrar que não se trata de uma super produção com valores milionários de desenvolvimento. Legend Untold é um jogo mais simples e por isso, fica claro que os desenvolvedores precisaram fazer escolhas sobre o que se concentrar na produção. E o resultado, em geral, é muito agradável.
Considerações
Achilles: Legend Untold é um jogo cativante, mesmo que seja simples demais em alguns momentos. A combinação de 'Diablo' com 'Dark Souls' deu muito certo e deve ser explorada por mais jogos no futuro, e a ambientação no mundo grego foi muito acertada - e está tudo legendado em português, o que é ótimo para os jogadores brasileiros que poderãm apreciar toda a narrativa sem nenhum prejuízo.
Achilles: Legend Untold está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Dark Point Games.