Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Against the Storm é jogo de estratégia com fórmula surpreendente

Mistura de roguelike e estratégia em tempo real funciona e diverte

13 jan 2025 - 11h18
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Against the Storm é jogo de estratégia com fórmula surpreendente
Against the Storm é jogo de estratégia com fórmula surpreendente
Foto: Reprodução / Hooded Horse

Alguns gêneros são tão tradicionais e engessados, que é raro você conseguir algo realmente diferente dentre eles. Os jogos de estratégia em tempo real são um exemplo, mas vêm passando por uma revolução nos últimos anos, com exemplos como Manor Lords e o excelente Against the Storm, que me fisgou como poucos nos últimos tempos.

O jogo mistura roguelike com os principais elementos e estratégia em partidas mais comedidas e cheias de variações pelo cenário. O resultado é um loop viciante que sempre traz progressão e mais vontade de continuar jogando.

O desbravador da Rainha

A historinha de fundo aqui é bem simples. O mundo meio que colapsou por conta de uma tempestade impiedosa e mágica e o seu refúgio, um castelo de uma rainha poderosa, é a última resistência da civilização. Como um desbravador a serviço da monarca, sua missão é construir colônias no mundo exterior e trazer mais recursos de volta para sobreviver a mais um ciclo e descobrir como acabar com a tempestade. 

O grande diferencial aqui é que esse mundo exterior é todo modificado após um período de tempo dentro da jornada, e você precisa começar de novo, o tal do ciclo. Só que a cada vitória e nova colônia criada, há ganhos de habilidades no castelo e recompensas da rainha que são permanentes, tornando uma nova incursão mais poderosa, eficiente e capaz de ir mais longe pelo mapa.

As partidas são as instalações destas colônias. Você começa no centro de um mapa, em uma clareira isolada e precisa ir expandido território ao cortar árvores para liberar novas áreas, que escondem recursos valiosos e perigos diversos. Ao completar as fases você consegue avançar mais pelo mapa e chegar em fases chave nas partes mais periféricas do mundo, onde os maiores desafios e até chefes são seu objetivo final.

Loop viciante

A floresta esconde novos perigos e recursos
A floresta esconde novos perigos e recursos
Foto: Reprodução / Hooded Horse

Na prática, Against the Storm não possui combate, mas as clareiras de perigo exigem recursos e unidades específicas para que certos eventos ou inimigos não atrapalhem sua colônia, matando aldeões ou diminuindo sua produção de recursos. É quase como se cada partida fosse um quebra cabeça para ser resolvido.

No início você só conta com poucas construções e alguns recursos para começar uma nova cidade, mas com o tempo mais opções vão surgindo por conta das recompensas do castelo, que conta com uma árvore de melhorias gigantesca e também bem cara, que exige sempre vitórias no mapa mundo para avançar. 

O legal é que há muitos biomas diferentes e centenas de modificadores de partida, que causam efeitos diversos no mapa. Um dos elementos chave aqui são as tempestades, por exemplo, que ocorrem sempre após um certo tempo. Em cada partida a tempestade irá causar efeitos diferentes no seu jogo, exigindo uma adaptação. Elas podem diminuir sua produção e aumentar muito a necessidade dos seus aldeões, por exemplo. Já os biomas oferecem sempre recursos diferentes, então suas construções podem ser mais ou menos efetivas, também exigindo saídas criativas, como encontrar soluções em novas clareiras.

A floresta também tem papel importante na tomada de decisão. Ao cortar mais árvores e abrir mais clareiras, ela fica mais irritada e aumenta os malefícios da tempestade. Então é sempre um jogo tático de fazer o máximo com o mínimo.

Cada partida é única e conta com novos desafios e estratégias
Cada partida é única e conta com novos desafios e estratégias
Foto: Reprodução / Hooded Horse

Para vencer uma partida e ganhar recompensas, é preciso cumprir os requisitos da rainha para a colônia. Esses requisitos são surpresa e vão sendo revelados no decorrer da fase. Podem ser a satisfação de uma raça específica, enviar recursos específicos para o castelo ou mesmo fazer mais descobertas pelo mapa. Tudo isso te obriga a adaptar e torna cada partida diferente da anterior de uma maneira relevante, o que deixa o loop pouco cansativo e viciante.

O senso de progressão é constante, um dos pontos mais legais do jogo e o maior trunfo do gênero roguelike, incorporado aqui de forma primorosa. A rainha te manda sempre novas construções para escolher, por exemplo. Com o tempo, você possui casas específicas para cada raça de aldeão, mais opções para cada recurso, como construções focadas em vinho ou fazendas com foco na produção de grãos para outra construção que faz pães que agradam os anões. É muito complexo mas intuitivo e divertido.

Com o tempo, é possível até usar suas colônias anteriores para vencer, uma vez que é possível fazer trocas de recursos entre elas e estabelecer rotas comerciais. Todo o seu progresso tem sentido e a satisfação de ver as coisas evoluindo e dando certo é um trunfo do jogo.

Considerações

Against the Storm - Nota 9
Against the Storm - Nota 9
Foto: Divulgação / Game On

Against the Storm tem uma das ideias mais legais para o gênero de estratégia em tempo real em muitos anos. O senso de progressão é constante e o loop de construção de cidades é viciante. Há muito o que ver e fazer aqui e quem topar conhecer o jogo vai ter dezenas de horas de diversão garantidas.

Atualmente Against the Storm está disponível para PC.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade