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Age of Mythology: Retold atualiza jogo clássico para uma nova geração de fãs

Nova versão traz melhorias gráficas e incrementos na jogabilidade

27 ago 2024 - 11h00
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Age of Mythology: Retold chega não apenas para cativar quem já conhece o game, mas também para atrair novos jogadores
Age of Mythology: Retold chega não apenas para cativar quem já conhece o game, mas também para atrair novos jogadores
Foto: Divulgação / Xbox Game Studios

Se você viveu o auge das Lan Houses no Brasil durante os anos 2000, sabe que toda Lan tinha alguns jogos obrigatórios nos PCs. As máquinas já abriam com atalhos na área de trabalho para CS, Warcraft 3, GTA San Andreas e, quase sempre, para um divertido e popular RTS de fantasia da Microsoft: Age of Mythology.

Após mais de duas décadas desde o seu lançamento - em um mundo onde Lan Houses não são mais tão relevantes, mas ainda com uma comunidade ativa e nostálgica - Age of Mythology agora recebe a caprichada versão Retold. Mais que um remaster padrão, vem com muitas adições e rebalanceamentos no gameplay clássico, com foco, inclusive, no cenário competitivo.

Gráficos modernizados

A intenção da World’s Edge, um dos estúdios por trás deste projeto, era melhorar os gráficos e gameplay a ponto do jogador se familiarizar imediatamente com suas memórias mais nostálgicas, aquelas que fazem o jogo parecer muito melhor do que realmente era nas nossas lembranças. O resultado não só foi alcançado, como por vezes fiquei com a impressão da versão atual ser muito mais divertida do que eu me lembrava.

Os gráficos receberam um upgrade daqueles de tirar o chapéu, com texturas em maior resolução, novas artes para os menus e até ray tracing para ser a cereja do bolo nas máquinas mais parrudas. Isso ajuda na imersão, especialmente com as animações mais legais em combate, que são a alma do gênero. 

Todos os quatro panteões originais estão presentes e mais bonitos do que nunca, com detalhamento bem legal nas unidades, magias e seus cenários. Enviar titãs para invadir as bases adversárias e lançar suas magias poderosas de deuses continua épico e até impressionante visualmente, especialmente pela quantidade de unidades na tela, que agora são bem maiores graças à capacidade tecnológica atual. Muros quebrando, construções incendiadas e guerras em alto mar são constantes aqui.

Na campanha, com mais de 50 cenários, é onde essa repaginada fica mais evidente. Há pequenas cutscenes antes das batalhas que contam a história de alguns heróis desses panteões ou de batalhas épicas, como a dos nórdicos contra os gigantes. Nestes momentos é possível ver as unidades mais de perto e as artes muito legais em 2D para os diálogos entre os personagens mais importantes de cada mitologia. 

O mais legal é que tudo isso foi alcançado sem perder a identidade visual do clássico, o que sempre é o maior desafio. 

Poderes divinos mudam mais as partidas

Jogabilidade em Age of Mythology: Retold também conta com mudanças
Jogabilidade em Age of Mythology: Retold também conta com mudanças
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

O gameplay não ficou atrás e também recebeu um foco muito grande em Retold. As mudanças são facilmente comparáveis, em impacto, à expansão The Titans quando foi lançada décadas atrás.

Em alguns panteões, como os Nórdicos, isso fica ainda mais evidente. Agora é possível, por exemplo, construir os carrinhos de mão para coletar recursos a partir dos próprios peões, dando uma agilidade muito maior para os minutos iniciais deste povo. Teve unificação de unidades em construções e outras mudanças profundas para os adoradores de Odin também. Mudanças relevantes assim, em maior ou menor escala, também acontece com todos os outros povos, dando um frescor para quem já tinha dominado tudo da versão clássica e quer novos desafios.

No macro o impacto é ainda maior. Poder utilizar os poderes divinos mais vezes por partida - agora eles possuem um tempo de recarga em vez de um número limitado de usos - muda absolutamente tudo. Em vários momentos, mesmo jogando com uma estratégia ofensiva, tive que ter paciência e mudar minha abordagem de exército  por conta dos poderes do adversário, que já tinham voltado e poderiam me punir fora de posição ou por ganância excessiva.

A novidade funciona e deixa o jogo mais divertido, já que usar os poderes é a parte mais legal de Age of Mythology. Também tem foco no competitivo, por deixar as partidas mais emocionantes e com possibilidade de viradas inesperadas, tudo que quem vai assistir deseja.

Agilidade no gerenciamento

Nova versão do game permite customizar as prioridades dos peões
Nova versão do game permite customizar as prioridades dos peões
Foto: Reprodução / Daniel Esdras

Outra mudança expressiva e que vai agradar muito os novatos no gênero, é a possibilidade de definir muito rapidamente a prioridade de coleta para os peões. Via menu, há a opção de criar ou utilizar um gráfico de pizza pronto, que define a proporção de coleta de cada recurso. 

É possível criar um gráfico que deixa 90% dos peões coletando comida e somente o resto se dividindo entre ouro e madeira, por exemplo. A qualquer momento da partida é possível clicar nestes gráficos criados e os peões automaticamente mudam sua atividade, sem a necessidade da seleção individual e demorada, principalmente para quem não é tão ágil com o mouse e o teclado ou não tem a opção de utilizar uma porção de atalhos - o jogo agora estará disponível também no Xbox. Mas mesmo veteranos vão utilizar demais deste recurso nas campanhas ou momentos em que estão mais focados em batalha, já que é uma mão na roda. 

Há até uma opção de deixar os peões construírem fazendas de forma automática, respeitando esses gráficos. Esse tipo de novidade mostra que foram muito além do escopo comum de um remaster e realmente atualizaram o Age of Mythology para os tempos modernos.

Essa agilidade é muito bem vinda também por conta do acréscimo no número de unidades. Antigamente AoM era conhecido como o RTS da eficiência, de forma positiva, inclusive, por ser preciso dosar muito bem suas prioridades, já que não havia muito espaço para mais unidades em campo. E tudo isso era uma limitação tecnológica da época. Agora há mais espaço no exército e nas cidades para puxar suas unidades. Como há unidades que consomem mais espaços de população, veteranos podem ficar tranquilos que a mudança não removeu o fator estratégico de escolha, especialmente porque também há maior uso dos poderes divinos, o que deixa a dinâmica de perder unidades mais constante e os jogos não tão maiores.

Considerações

Age of Mythology: Retold - Nota 8,5
Age of Mythology: Retold - Nota 8,5
Foto: Divulgação / Game On

Age of Mythology: Retold conseguiu atingir o seu objetivo e traz conteúdo parrudo, gráficos modernizados e novidades suficientes no gameplay para engajar tanto novatos quanto veteranos do clássico de estratégia. Pronto para uma nova era de embates competitivos e ainda muito divertido aos casuais, deve pavimentar o caminho para uma nova base de fãs apaixonados.

O lançamento de Age of Mythology: Retold ocorrerá em 4 de setembro para PC e Xbox Series X|S.

Esta análise foi feita no PC com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Microsoft.

Fonte: Game On
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