Análise: All Star Battle R traz lutas de JoJo para a nova geração
Game de luta é frenético e exuberante como o anime, mas poderia ter mais modalidades online
Desde 2012, quando estorou entre os fãs de anime, JoJo's Bizarre Adventure não parou de crescer na cultura pop. Com seus personagens exóticos e cheios de poses, a história criada por Hirohiko Araki 35 anos atrás encontrou na geração da internet um terreno fértil para prosperar.
Tanto que, em 2013, ganhou um ótimo jogo de luta pelas mãos da CyberConnect 2. Este mesmo jogo retorna agora, quase uma década depois, para mais uma rodada de pancadaria espalhafatosa, violenta e carregada de fortes emoções. JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle R não chega a ser uma sequência, mas é mais do que uma remasterização do jogo anterior.
O game traz novos personagens, várias melhorias no sistema de combate e um bom modo História, com várias lutas marcantes inspiradas em cara arco do mangá. Porém, quem jogou o game original pode sentir saudades do modo História daquele All Star Battle e é preciso admitir, o jogo não atualizou em nada seus elementos online.
Pacotão de conteúdo
A melhor parte de All Star Battle R é, sem dúvida, o enorme elenco de personagens vindos de várias temporadas do anime. São ao todo 51 (10 a mais do que no game original), incluindo ícones como Jonathan Joestar, Jotaro Kujo, Dio Brando e Josuke, entre outros, todos com seus golpes exagerados e a dublagem japonesa que deixa a experiência simplesmente maravilhosa - e que foi atualizada com falas das temporadas mais recentes.
Os cenários são bem variados e todos eles tem elementos interativos, que uma vez ativados, podem causar danos aos lutadores. O modo História traz muitos desafios para prender a atenção dos fãs de JoJo por dias. Porém, mesmo quem não é um super conhecedor vai se divertir muito e, provavelmente, ficar com vontade de conferir o anime.
Considerações
JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle R é um excelente jogo de luta, com muitos modos offline para entreter os fãs tanto do anime quanto de games de pancadaria. Há também suporte para partidas online, casuais e ranqueadas, mas faltou, por exemplo, suporte para torneios online, cada vez mais comuns nos jogos do gênero.
Em geral, All Star Battle R é uma nova versão bastante caprichada de um jogo que já era bom quase uma década atrás. Agora disponível nos consoles mais recentes, com certeza será experimentado por muito mais jogadores.
JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle R está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Bandai Namco.