Análise: Klonoa revive nostalgia do PS1 em aventura leve
Coleção recria em HD as primeiras aventuras da clássica mascote da Bandai Namco
Querido por fãs da época de nostalgia do primeiro PlayStation, o herói Klonoa está de volta depois de mais de dez anos sem um novo jogo. O resgate com esta coleção Phantasy Reverie Series traz de volta os dois primeiros games do herói com uma bela renovada no visual e agrada por fazer o mínimo esperado, mas também não se esforça para ir muito além.
Klonoa é claramente fruto da época de transição dos games da era 2D para os gráficos tridimensionais e isso aparece bastante no estilo de jogo: a aventura é toda de plataforma à moda antiga, com pulos e colecionáveis para pegar pelo caminho, mas os gráficos são todos em 3D.
Conforme o herói anda para os lados o cenário vai fazendo curvas, subindo, descendo e serpenteando para criar um efeito de diorama que já era bonito e envolvente lá nos anos 90 e segue com seu charme. As aventuras de Klonoa trazem uma curiosa mecânica de pegar os inimigos e jogar eles pelo cenário para pegar itens e derrubar estruturas, mas servem também como trampolins para alcançar lugares.
Releitura caprichada
A coletânea Phantasy Reverie Series chega em tempo de comemorar 25 anos do personagem e recria as emoções de Door to Phantomile e Lunatea's Veil. O primeiro apresentou Klonoa e todo o universo enquanto a segunda jornada apresentou cenários maiores e mais ousados, assim como um modo para dois jogadores - que neste pacotão foi adaptado também para o primeiro jogo.
A adaptação dos visuais para a era da alta definição reforçam demais todo o carisma do personagem e o mundo que habita, apresentando cores vibrantes e cenários instigantes, gostosos de explorar, tudo acompanhando de uma animada trilha sonora.
Vale notar, não são jogos difíceis e acabam sendo ótimos para curtir junto com crianças menores, tanto pelo multiplayer cooperativo como por outra novidade da coleção, que é a adição de um modo fácil para cada game.
Podia ter mais conteúdo
Acho apenas uma oportunidade desperdiçada não terem aproveitado a oportunidade para acrescentar mais conteúdo neste revival de Klonoa. Esta não é a primeira nem a segunda vez que os primórdios de Klonoa são revividos - os dois jogos já ganharam versões portáteis e a primeira aventura teve remake no Wii, em 2008.
Por exemplo, adicionaram um filtro que confere certo aspecto retrô ao deixar os gráficos pixelados, mas o efeito é muito fraco. Por que não acrescentar também artes conceituais, vídeos promocionais e fotos de colecionáveis, como outras coletâneas retrô fazem? Ou até ir além e incluir outros games do herói no pacotão. Não chega a ser um erro ou problema, mas são detalhes que poderiam ter enriquecido muito mais essa nova chance de Klonoa brilhar sob os holofotes.
Considerações
Klonoa: Phantasy Reverie Series vai acertar em cheio no coração de quem sentia saudades do herói da Bandai Namco e também serve como ótima porta de entrada ao mundo dos games para os mais novinhos curtirem ao lado de pais e mães.
Klonoa: Phantasy Reverie Series está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Essa análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Bandai Namco.