Animal Well é facilmente uma das melhores surpresas do ano
Jogo do gênero metroidvania surpreende ao ser feito por apenas uma pessoa
É curioso encontrar um Metroidvania que não inclui combate, com o foco apenas na exploração e na evasão de confrontos, já que o protagonista é pequeno demais para empunhar uma arma. No entanto, não se engane, mesmo sem os elementos tradicionais de combate, Animal Well consegue manter a tensão e o interesse do jogador ao desafiá-lo a explorar os cantos mais obscuros de cada local que visita.
Desenvolvido por uma única pessoa, Billy Basso, e publicado pela Bigmode, Animal Well impressiona ao entregar uma experiência rica e detalhada. Mesmo como um projeto solo, o jogo demonstra um cuidado minucioso em cada aspecto, desde o design dos quebra-cabeças até a atmosfera geral.
Uma aventura nas profundezas
O jogo praticamente não tem história de forma expositiva, mas não se deixe enganar por isso. O mistério que envolve cada canto do mapa e os animais enigmáticos que encontramos são dois dos pontos mais fortes de Animal Well. Em vez de uma narrativa direta e diálogos, o jogo deixa tudo nas entrelinhas, o que permite que você crie suas próprias teorias e interpretações.
Nosso protagonista não tem uma história de fundo que justifique sua aventura nesse mundo. Controlamos uma bolha e, embora o nome do personagem não possa ser definido no jogo, Animal Well sabe instigar a imaginação do jogador a todo momento. Por isso, não será difícil apelidar a bolhinha e criar sua própria história por trás.
Um dos primeiros itens que encontramos no jogo é o mapa. Por mais que ele tenha quatro pontos já estabelecidos, não somos obrigados a ir diretamente para eles. Animal Well, mesmo como um Metroidvania em toda a sua essência, soube abdicar, em alguns momentos, daquelas situações em que a fase é bloqueada e é necessário ir até outro ponto para pegar um item e poder prosseguir. A exploração é recompensada com fartura e oferece liberdade para escolher qual caminho você deseja seguir.
Apesar de ser um Metroidvania sem combate, ainda existe uma barra de vida, e alguns animais e espíritos tentarão eliminar o personagem, que não tem como se defender. No entanto, nem todos os animais são hostis. Em algumas fases, outros animais ajudam, como um pássaro que segue seus movimentos ou peixes e cavalos-marinhos que soltam bolhas para levar o personagem a áreas mais altas. Em alguns momentos da nossa exploração, encontramos itens que ajudam nestes encontros, como fogos de artifício que chamam a atenção do inimigo, permitindo que passemos despercebidos ou um ioiô, útil para quebrar pedras, guiar animais e pressionar botões que liberam passagens. E isso são apenas dois exemplos de muitos.
Sobre os encontros com animais que nos atacam, Animal Well soube criar um senso de urgência. Durante uma parte, encontrei um inimigo com visual de rato que desaparecia a todo momento. Embora ele me atacasse, acabei prestando mais atenção no seu visual e em seu golpe, que às vezes consistia em tirar a própria cabeça e jogá-la no nosso personagem, do que no real objetivo daquela parte.
Visualmente, o jogo dispensa comentários. A cada novo cenário, é de encher os olhos. As estátuas, paisagens e os visuais tanto dos cenários quanto dos animais que encontramos são fascinantes, especialmente ao lembrar que tudo isso foi criado por uma única pessoa.
Algo que realmente merece destaque em Animal Well é o trabalho de som. Arrisco dizer que o jogo vem forte para a disputa de melhor design de áudio esse ano. Cada detalhe sonoro no jogo é bastante atencioso, como o barulho da grama ao passarmos por ela, das correntes, da água caindo e das bolhas quando estouram. Além disso, sons de outros animais, mesmo que distantes do personagem, despertam a curiosidade e incentivam a exploração para descobrir as origens desse som.
Considerações
Animal Well é aquele típico jogo que vai demorar meses e até anos para que os jogadores consigam encontrar todos os segredos dentro dele. Por mais que seja um jogo focado apenas na exploração, consegue se manter interessante do início ao fim e entrega uma experiência satisfatória e bastante emblemática. Sem dúvida, Animal Well é um dos melhores jogos de 2024.
Animal Well está disponível para PC, PlayStation 5, Switch e Xbox Series X|S.
Esta análise foi feita no Xbox Series X|S com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Bigmode.