Another Crab's Treasure parece fofo, mas é RPG implacável
Encare uma jornada submarina cheia de desafios em uma paródia do gênero Soulslike
Lançado no final de abril e disponível no catálogo do Game Pass, Another Crab's Treasure é uma paródia dos RPGs de ação ao estilo Dark Souls, conhecidos por sua dificuldade elevada e temática sombria. O jogo da Aggro Crab não tem nada de assustador, mas é o mais divertido 'Soulslike' que joguei em muito tempo.
Fortemente inspirado em Elden Ring, o game coloca você no controle de Krill, um pequeno caranguejo ermitão que tem sua concha roubada por um tubarão agiota. Disposto a recuperar sua casa, ele mergulha nas profundezas de um arrecife cheio de lixo humano e embarca em uma jornada por essa terra misteriosa onde quase todos parecem querer acabar com sua vida.
Divertido e criativo
Sem sua concha, Krill está indefeso contra outros caranguejos, peixes-isca e outras feras maiores que habitam o surpreendentemente vasto mundo aberto submarino - e cada área do mapa é bem distinta das outras, o que estimula a exploração. Ele logo arruma um garfinho de plástico para se defender, mas as coisas ficam realmente interessantes quando o caranguejo aprende a usar outros objetos, como tampinhas de plástico e latas de refrigerante como armadura.
Ao longo do caminho, é importante ativar as conchas que servem como 'bonfires' de Dark Souls, que servem para recarregar sua vida, gastar os pontos de experiência, viagem rápida e principalmente, como pontos de onde voltar após Krill ser abatido. Como esperado em RPGs desse tipo, é preciso retornar ao local da última morte para recuperar suas tralhas (os lixinhos que servem como moeda para evoluir no game).
Outra surpresa: Há vários trechos de plataforma, pois o caranguejo conta com um arpão (uma linha e anzol, para ser mais preciso) para se lançar pelas alturas e alcançar lugares aparentemente impossíveis em um primeiro momento. Não são tão difíceis, o que é bom, mas é interessante notar como demorou para alguém combinar plataforma e 'soulslike', dois gêneros que prezam pela exploração dos cenários. Ainda assim, ao menos par amim, a melhor parte do jogo é o combate.
Além de rolar e bloquear golpes bem ao estilo 'Souls', cada objeto tem algum poder especial que é usado para abalar os adversários. Você vai trocar de 'casca' com frequência e aprender o melhor momento para usar seus poderes é muito importante, principalmente nas batalhas contra os chefões, quase tão implacáveis quanto os de um Elden Ring ou Lies of P.
Another Crab's Treasure oferece poucas opções de personalização: Krill só tem quatro atributos para aprimorar e não há classes distintas para escolher. Ainda assim, o jogo oferece uma abordagem acessível ao gênero Soulslike. Com seu visual colorido e senso de humor, pode muito bem ser o primeiro jogo do gênero para jogadores mais jovens.
O jogo é todo permeado com muito senso de humor, com trocadilhos infames em cada conversa e situações engraçadas envolvendo o lixo despejado pelo cenário (do ponto de vista humano pelo menos, já que para os habitantes do recife, as 'Sands Between', as tralhas despejadas no fundo do mar são tesouros valiosos). O jogo conta com legendas e menus em português, o que é ótimo tanto para compreender seus sistemas quanto para dar boas risadas com as piadas. Há um alerta sobre os danos que provocamos na vida marinha, mas é bastante sutil.
Considerações
O que poderia ser uma piada como "e se a FromSoftware fizesse um jogo do Bob Esponja?" se revelou, na verdade, o 'Soulslike' mais divertido dos últimos tempos, provando que jogos desse tipo não precisam ser todos sombrios e sinistros. Another Crab's Treasure é um jogo que vai divertir tanto os veteranos de Elden Ring quanto os pequenos jogadores.
Another Crab's Treasure está disponível para PC, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo faz parte do catálogo do Game Pass.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Aggro Crab.