Back 4 Blood: um caos divertido e cheio de nostalgia
Jogamos o beta do sucessor espiritual de Left 4 Dead, que cumpre a missão de divertir em fases cooperativas, cheias de ação e muito caos
Para os viúvos de Left 4 Dead, a chegada de Back 4 Blood significa um grande retorno às raízes da série cooperativa multiplayer de 'survivor horror', desenvolvido pela Turtle Rock e pela Valve lá para 2009.
O próprio Chris Ashton, diretor de design da Turtle Rock e que trabalhou nos títulos anteriores, afirmou no anúncio mundial feito no The Game Awards 2020, que a ideia era recriar a atmosfera de Left 4 Dead em seu sucessor espiritual, que será oficialmente lançado em 12 de outubro.
À primeira vista pode parecer apenas outro game de sobreviventes versus zumbis, mas as novas mecânicas, o gráfico moderno e os diferentes modos prometem um novo nível de diversão. O GameON teve acesso ao beta, disponibilizado pela Warner Games, publicadora do B4B.
No modo PvE, são quatro jogadores lutando contra hordas de zumbis e criaturas monstruosas. Os pontos de controle funcionam da mesma forma que nos jogos antecessores, mas as novidades dos cards, melhorias para os personagens e para o grupo funcionam de forma bem interessante.
A cada fase concluída, novos cards e novos itens podem ser comprados com a coleta de ouro ao longo das etapas. Se apenas um sobrevivente chegar ao próximo ponto de controle, a vitória vale para todo o time.
É dinâmica que você quer, @?
Uma das mecânicas mais bacanas do multiplayer, no entanto, é a ampliação de cooperatividade para cumprir algumas missões secundárias dentro da fase, como por exemplo "não alertar hordas de zumbis" e etc.
Para completar apesar de algumas latências encontradas no beta, que tem desenvolvimento muito avançado, os cenários são muito interativos - podendo ser usados a favor do time - enquanto os zumbis são bem mais rápidos do que em Left 4 Dead 2, e mais inteligentes, já que até atirar com pistolas e outras armas eles conseguem.
Back 4 Blood também traz o modo PvP, em que os jogadores podem viver dias de criaturas monstruosas. A rodada possui duas etapas, começando com um que controla personagens humanos, enquanto o outro controla zumbis. Na sequência, as funções são invertidas. Quem sobreviver mais tempo com os humanos, vence.
Personagens divertidos em meio ao caos
Cada personagem tem seus pontos fortes e pontos fracos, por isso vale a pena fazer os testes para ver qual deles combina mais com seu estilo de jogo. A preferida do teste foi a "Mãe", com o bom e útil trabalho de reviver a equipe, mas sem perder o poder ofensivo.
Os fãs de carisma e entretenimento vão ter um prato cheio com as falas divertidas dos personagens em meio ao caos. Com uma dublagem convincente e com uma grande diversidade de palavrões - afinal, quem é que não soltaria um "m****" se visse um monstro gigante vindo em sua direção, os jogadores vão sentir o desespero de seus personagens enquanto tentam atirar em dezenas de zumbis.
Por fim, o que torna B4B divertido é, de fato, a participação dos amigos durante a jogatina caótica. Enquanto um companheiro de time dá instruções, o personagem xinga alguma criatura e um zumbi tenta morder o personagem pelas costas. No fim, todo mundo acaba dando risada, enquanto leva bastante dano até chegar em uma zona segura para respirar por alguns segundos.
O caos pode ser divertido e ao mesmo tempo nostálgico. Back 4 Blood é uma boa representação disso.