Chessarama ensina a jogar xadrez brincando
Coletânea de puzzles funciona bem tanto para veteranos do tabuleiro quanto para quem nunca moveu um peão
Produzido pela Mimimol Games, Chessarama é um jogo de quebra-cabeças baseado no mais famoso jogo de tabuleiro de todos os tempos, o xadrez. Nele, ao invés de simplesmente duelar contra um oponente no tabuleiro quadriculado, o jogador precisa resolver puzzles cada vez mais complexos movendo suas peças de acordo com o funcionamento delas no jogo tradicional.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
São dezenas de puzzles para um jogador, todos inspirados nas peças e jogadas do xadrez, mas com oito minigames bem mais criativos, ambientados em dioramas como uma fazenda, um vilarejo medieval e um campo de futebol, entre outros cenários, que são desbloqueados conforme você progride nos objetivos e desafios. Assista ao trailer:
Em cada um deles, os objetivos do jogador são diferentes: em Dragon Slayer, você precisa mover um peão, a peça mais frágil do jogo, até o outro lado do tabuleiro, para abater um dragão. A cada turno, porém, o dragão vai atacar o tabuleiro, eliminando peças indefesas. É preciso planejar com cuidado cada movimento!
Na fazendinha inicial, o jogador controla cavalos e deve saltar com eles pelas plantações, com cuidado para não repetir posições (e destruir toda a colheita) e se manter dentro do limite de movimentos. Há um tabuleiro de futebol, em que as peças devem ser posicionadas para chutar a bola até o gol.
Bom para iniciantes e veteranos
O jogo desafia quem já joga xadrez a pensar fora da caixa e planejar suas jogadas para cumprir objetivos nada usuais em uma partida convencional. Para quem nunca jogou xadrez, o game também ensina os movimentos, táticas e estratégias do jogo de tabuleiro, necessárias para superar os desafios propostos por Chessarama.
E quem quiser jogar uma partidinha convencional - e testar os conhecimentos adquiridos nos puzzles - pode aproveitar o modo Classic Chess. Há 24 peças exclusivas para desbloquear e se exibir nessas partidas.
Considerações
Chessarama é uma coletânea com oito minigames baseados em xadrez, que combina de forma inteligente e divertida os movimentos e táticas do jogo de tabuleiro com puzzles desafiadores em bonitos dioramas. A interface às vezes é simples demais, mas nada que comprometa a diversão.
O jogo está disponível para PC (via Steam) e consoles Xbox.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Minimol Games.