Concord é aposta decepcionante para o PlayStation 5
Novo título da Sony traz partidas competitivas, mas decepciona com potencial desperdiçado
Já é fato que a Sony PlayStation é muito querida no meio gamer por trazer experiências single-player de qualidade. Mas, de alguns anos para cá, a estratégia da empresa resolveu focar em outro tipo de produto: os jogos como serviço. Em meio de cancelamentos de projetos, estúdios sendo adquiridos, e o lançamento de um dos títulos mais populares de 2024, a Sony se encontra em uma fase complicada.
Parte desta nova estratégia da gigante japonesa se chama Concord. O título, desenvolvido pela recém-adquirida Firewalk Studios, é um jogo de tiro em primeira pessoa com foco em personagens. Desde o seu primeiro trailer de jogabilidade, Concord vem chamando a atenção de muitos gamers, mas não pelos motivos que você imaginaria.
Mais um Hero Shooter
Para começar, Concord é um jogo totalmente competitivo. Ao contrário de Helldivers 2, que usa sua comunidade como base para criar missões cooperativas e expandir a história, Concord coloca dez jogadores em equipes de dois para lutar entre si, utilizando o cenário espacial como fundamento da jogatina.
Com dezesseis personagens disponíveis e apenas seis modos de jogo, Concord entrega uma experiência divertida. Cada personagem tem duas habilidades ativas e uma habilidade de esquiva, além de carregarem uma arma exclusiva, que oferecem boas sensações de impacto no tiroteio.
É muito legal aprender os combos de cada personagem. Haymar, a minha favorita, é uma espécie de bruxa espacial que, equipada com uma besta e pequenas bolas de metal, consegue planar, lançar bolas de fogo e levantar muros infernais nos inimigos. A princípio, a jogabilidade é um pouco mais lenta do que estou acostumado, mas não demorou para que eu entendesse o ritmo que o jogo precisava.
Graficamente, o jogo traz aquela qualidade que já esperamos dos First Party da Sony. Desde os modelos dos personagens até os cenários, tudo é reproduzido com detalhes realistas. Em especial, a iluminação do jogo é uma das melhores que já vi no gênero, e a tecnologia utilizada poderia facilmente ser aplicada em futuros títulos.
Um título desnecessário
Infelizmente, os elogios param por aí. Concord traz alguns problemas que, de um certo ponto de vista, colocam o jogo em um estado decepcionante.
O desempenho no PlayStation 5, principalmente em tiroteios mais intensos entre diversos jogadores, acaba sofrendo com quedas de quadros, algo que é inaceitável em um jogo deste calíbre. Além disso, em todas as minhas partidas, eu apenas conseguia jogar com americanos e europeus. Por isso, eu sofria com problemas constantes de conexão.
Concord, no geral, teria um potencial de ser maior do que ele é. As decisões de vender o jogo por R$ 250 (ou 40 dólares) e o marketing bagunçado acabou afetando o desempenho do jogo. É difícil entender os motivos de um Hero Shooter custar tão caro no ano de 2024, principalmente quando a maioria dos outros títulos oferecem versões gratuitas para os jogadores.
Talvez, em outra época, Concord poderia ter sido um sucesso absoluto. A estrutura do jogo não é ruim, mas o desinteresse do público e a vibe “genérica” do título serviu apenas para afundar o projeto na lama. Só há uma forma de Concord ter algum sucesso no futuro, e eu não vejo a Sony tomando este risco.
Considerações
Basicamente, este texto de análise serve como uma sequência das reclamações que eu já havia feito durante o período beta do jogo. As mecânicas e a jogabilidade não mudaram muito desde então, e o lançamento final apenas serve como prova que o título foi concebido totalmente fora de época.
O jogo é divertido, tem boas ideias, e com certeza vai entreter aqueles corajosos o suficiente para comprá-lo. Mas, fique atento que, se não houver mudanças, e o jogo permanecer no estado que se encontra, ele será apenas mais um na longa lista de jogos descontinuados.
Concord está disponível para PC e PlayStation 5.
Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony.