Death Note Killer Within é clone de Among Us com personagens do anime
L, Kira e seus ajudantes se enfrentam sem entregar seus papéis no jogo
Death Note Killer Within bebe da fórmula viral e divertida de Among Us, colocando jogadores em um mapa pequeno para completar tarefas e tentar descobrir qual dos jogadores é o assassino. Um dos tais jogos de dedução social!
A premissa casa muito bem com a narrativa original do anime e as regras e papéis criados para o jogo são criativos, mas faltou mais polimento da execução para criar uma experiência próxima do jogo que o inspirou.
L contra Kira
Assim como no anime, Death Note Killer Within coloca nos dois pólos os personagens L e Kira, que são os patronos dos times. Assim que a partida começa, os jogadores são divididos em papéis sortidos, sendo parte deles do time de L e os outros do time de Kira. Inclusive, dois jogadores fazem os papéis dos protagonistas e podem influenciar mais o fluxo das atividades com suas habilidades, sejam investigativas ou de capacidade fatal com o Death Note.
O time do L é composto pelo próprio personagem e os chamados investigadores. Enquanto o L pode olhar câmeras, comandar os investigadores e utilizar cartas de habilidade que geram eventos no mapa, os investigadores precisam completar tarefas para aumentar a barra da equipe, como interrogar NPCs na cidade ou investigar eventuais assassinatos. Se o L for morto pelo time de Kira, o jogo acaba na hora, com vitória para os assassinos.
Já o de Kira é composto pelo protagonista do anime e um ajudante. O objetivo deles é matar todo mundo de forma inteligente, confundindo os adversários. Ambos podem roubar o ID dos inimigos ao ficar perto deles por um tempo, habilitando então o uso fatal do Death Note. Fazer isso de forma impulsiva logo revela o vilão. É preciso então fingir estar no bolo de jogadores durante as atividades e ir roubando o ID das pessoas aos poucos, sem deixar ng ter certeza de quem foi o responsável. Se Kira for preso e estiver com o Death Note em sua posse, o jogo acaba. Ele pode passar o Death Note para o seu ajudante a qualquer momento, visando enganar os inimigos e também pode usar cartas de habilidade para influenciar o jogo.
O outro meio de vencer é completar as barras de investigação ou novo mundo, dependendo do time em que o jogador está. Esse método é mais raro e demorado, uma vez que é preciso superar vários dias dentro do jogo, incluindo passar por votações em grupo para acusar outros jogadores de serem o Kira.
Polimento abaixo da média
Se as regrinhas e propostas do jogo são até legais e convincentes, a apresentação deixa muito a desejar. Os bonecos utilizados são bem básicos, feios e não salvam o visual do jogo nem com os cosméticos que podem ser liberados ao jogar. O mapa também não tem muito charme. Vale lembrar que obviamente os gráficos não são um ponto importantíssimo aqui, mas mesmo esperando pouco o jogo ainda decepciona.
A exceção positiva vem das telas de clímax, quando a partida atinge pontos chave. Nestes momentos há cenas legais com a estética do anime e você se lembra do que está jogando e o quão legal é a arte do material de origem.
Há problemas de polimento também no design. Morrer logo no primeiro round é papo de dar Alt mais TAB, se você estiver jogando no PC, ou ir comer algo se for no console. Não há o que fazer mais para ajudar seu time e o personagem fica estirado no mesmo lugar até a partida acabar. Não dá nem mesmo para ficar de espectador no mapa. Se a partida for daquelas longas é ainda pior.
Descobrir quem é quem também é bem mais fácil do que deveria, deixando as partidas muitas vezes rápidas demais e sem graça. Isso é agravado com a presença de jogadores novatos. Como o jogo não conseguiu atingir um público grande até o momento, não tem como recusar salas quase completas, uma vez que não há muitas opções. O resultado é sempre jogar com alguém que não sabe muito o que fazer, o que deixa as partidas meio bobas.
Considerações
Death Note Killer Within acerta na proposta e como faz a interligação das regras com o material de origem, mas peca bastante na execução. As partidas são meio desengonçadas e boa parte das atividades acabam deixando um ou outro time muito em vantagem. No fim das contas, é pouco indicado até para quem é fã do anime.
Você pode jogar Death Note Killer Within em versões para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Bandai Namco.