Earl vs. The Mutants é 'Vampire Survivors' sobre rodas
Simples e divertido, game mistura elementos de 'twin stick shooter' com roguelike
Eu sou um fã confesso de Vampire Survivors e mais ainda, estou sempre experimentando outros jogos parecidos. Não foram poucos os games que tentaram emular a fórmula de um dos maiores sucessos de 2022. O mais recente, Earl vs. the Mutants, leva o 'bullet hell invertido' para um divertido apocalipse sobre rodas.
O game da produtora Falling State Inc. adota um visual 'low poly' e coloca o jogador no controle do motorista Earl, um caipira viciado em adrenalina, sempre pronto para acelerar por cima das hordas de mutantes que existem para detonar seu carro. Assista ao trailer:
Para enfrentar os mutantes - que incluem desde zumbis e melecas sem forma até alienígenas e robôs que atiram raios laser, além de chefões sobrenaturais - Earl conta com alguns carros que podem ser aprimorados, armas de fogo e drones com funções variadas, que são encontrados de forma aleatória durante as fases.
Cada partida dura no máximo 10 minutos, o que deixa a brincadeira bem mais casual do que as sessões de meia hora de Vampire Survivors. A progressão entre as partidas permite ir aprimorando os veículos e deixando nosso herói mais resistente - é a mesma receita de vários jogos roguelike e funciona muito bem, sempre convidando o jogador para mais uma voltinha.
Diferente de outros jogos do gênero, Earl não vaga sozinho explorando os mapas gerados proceduralmente. Ele é acompanhado, via rádio, por Edna, uma senhora barra pesada e dona da oficina onde o jogador gasta o dinheiro arrecadado nas batalhas. Pessoalmente, eu acho que Edna fala demais e acaba distraindo o jogador do que realmente importa: acelerar pelos mapas tridimensionais e detonar tudo o que aparece no caminho.
Earl vs. the Mutants é um jogo bem divertido e se você está cansado da fórmula de Vampire Survivors, também pode jogá-lo como um 'twin stick shooter'. É possível desativar a mira automática das armas dos carros e apontar exatamente para onde quer atirar, o que dá um nível a mais de desafio para a brincadeira. Pessoalmente, eu prefiro manter a mira automática e me concentrar em aprimorar a 'build' do veículo e esmagar oponentes sem pensar.
Considerações
O jogo não reinventa roda nenhuma, mas traz sua própria personalidade para a fórmula de sucesso estabelecida por Vampire Survivors. Os gráficos com poucos polígonos tem um charme todo especial e as partidas curtas fazem de Earl vs. the Mutants uma boa pedida para aqueles minutos de descanso quando você só quer desligar a cabeça um pouco e acelerar contra uma horda de inimigos.
Earl vs. the Mutants está disponível para PC.
*Esta análise foi feita no PC e no Steam Deck, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Falling State Inc.