Elsie se inspira em clássicos 2D, mas peca por sua inexperiência
Aventura indie em estilo retrô chega às plataformas atuais; confira a análise
O desenvolvimento tecnológico aliado à crescente acessibilidade de ferramentas permitiu aos jogos independentes (ou indies, se preferirem) evoluírem ao ponto de hoje oferecerem experiências cada vez mais próximas aos clássicos do passado. Esses títulos marcaram não somente pela grande diversão que proporcionaram em suas épocas, mas também por indicarem o caminho a seguir em termos de desenvolvimento. Não é por acaso, por exemplo, que Super Metroid e Castlevania Symphony of the Night são duas grandes inspirações para vários títulos indies.
Elsie, por sua vez, tem em Mega Man X sua grande fonte inspiradora. Não apenas sua trama foi clonada da série do robô azul da Capcom, como várias mecânicas de jogo como o dash e o wall jump foram tiveram grande influência sobre o game design de Elsie. O wall jumping em particular tem grande ênfase, e aqui os desenvolvedores podem inclusive ter tomado algumas lições de Batman de NES.
Elsie é um game de ação e plataforma, que para se distanciar de seus inspiradores, adotou o design de fases procedurais, ou seja, é um "roguelite". Dessa forma, parte das estruturas de fases é gerada a cada vez que o jogador sai do hub central e parte para enfrentar cada um dos quatro biomas presentes na campanha. Por um lado, os controles foram bem implementados, são acessíveis e respondem corretamente, assim como os desafios propostos pelos inimigos e pelas fases é interessante. Porém, em pouco tempo o jogador começa a perceber as fraquezas de Elsie.
Talvez por inexperiência do time de desenvolvimento, o sistema de geração de fases é limitado, e por várias vezes me vi passando por salas repetidas, apenas com uma leve variação de ordem entre elas. Houve também uma falta de cuidado nesse quesito, pois as vezes salas com tutoriais apareciam depois que os desafios que elas deveriam elucidar havia aparecido. Outra limitação do sistema proposto pelo jogo é que as fases dão mais a impressão que o jogador está diante de um editor do que de um game si, e nesse ponto o visual genérico dos inimigos também atrapalha a imersão em Elsie.
Tal qual tantos outros jogos indies, Elsie aposta em bons gráficos estilo pixel art, porém mais uma vez o jogo falha em se destacar, pois tudo aqui dá uma forte impressão de déjà vu.
Considerações
Elsie é um game de ação com boa jogabilidade e alguns elementos de jogo divertidos, como wall jumping, parrying e opções de melhorias aos personagens. Porém, a história clonada e desinteressante, aliada com fases que mais paressem saída de um editor de jogos, juntamente com inimigos genéricos, comprometem a experiência. Talvez um futuro "Elsie 2" possa apresentar uma aventura mais interessante aos jogadores.
Elsie está disponível para PC, PlayStation 5 e Switch.
Esta análise foi feita no Switch com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Playtonic Friends.