F1 24 mostra evolução e é indispensável para fãs do esporte
Melhorias em relação à edição do ano passado são significativas, mesmo que o Modo História faça falta
Lançado no final de maio, F1 24 dá sequência à hegemonia que a Codemasters construiu, curva a curva, ao longo dos últimos anos. Disponível para PC e apenas para a geração mais recente de consoles, o jogo tira proveito das tecnologias atuais para inovar em termos gráficos e de jogabilidade, embora se destaque mesmo pelas novidades nos modos Carreira.
Pela primeira vez, é possível escolher pilotos reais – até mesmo lendas da história do esporte, como Ayrton Senna e Michael Schumacher – para passar pelas temporadas dos principais modos entre os modos Carreira. Antes, era necessário criar um piloto com visual genérico e construir toda a sua reputação – opção que ainda é possível –; agora todo o histórico do piloto escolhido é transportado para a temporada.
Isso abre caminho para desafios e rivalidades específicas, estabelecimento de novos recordes e muitos outros detalhes. São detalhes que aumentam a imersão do jogador, principalmente daqueles que insistem em virar madrugadas em claro ou acordar cedo em alguns domingos ao longo do ano para acompanhar cada Grande Prêmio.
Há também o novo modo Carreira de Desafio. É um recurso interativo que permite aos membros da comunidade competirem pelas melhores pontuações episodicamente, através de eventos e desafios únicos. É uma adição interessante, teoricamente perfeita para engajar a comunidade, mas que não vejo prosperando por muito tempo. Querendo ou não, o excelente Ponto de Frenagem faz falta, mas deve dar as caras novamente apenas no próximo ano.
Já dentro do cockpit, também há muitas novidades. EA Sports F1 24 traz a nova dirigibilidade dinâmica, desenvolvida em colaboração com o tricampeão mundial Max Verstappen, que promete um desempenho mais realista e previsível, além de uma melhor experiência de pilotagem tanto no volante como no controle. É fácil sentir isso dentro da pista: o carro está mais colado ao chão, mais sensível aos comandos e apresenta respostas melhores, muito disso graças ao redesign do sistema de suspensão. Ao mesmo tempo, é necessário manter o foco, principalmente em curvas de baixa e no controle de tração, que parece mais necessário do que nunca.
Para os mais detalhistas, há mais opções de ajustes de carro para cada corrida. Outro quesito que pode exigir adaptação é o desgaste de pneus, mais sensíveis à temperatura, que pode definir o vencedor de cada corrida.
Mesmo se aproximando cada vez mais do realismo dos circuitos, F1 24 não deixa de lado os jogadores mais casuais. Com uma extensa lista de configurações e assistências, o jogo é acessível para qualquer um, até para aqueles que querem ter uma experiência mais arcade. E o melhor de tudo? A diversão é a mesma.
Graficamente, F1 24 está mais bonito do que nunca. As pistas estão mais detalhadas, as paisagens mais bonitas e a iluminação beira a perfeição, principalmente em corridas noturnas. Mas essa é uma evolução natural, ainda mais fora das limitações da geração passada de consoles. Vale lembrar que o jogo está totalmente dublado em português brasileiro.
Considerações
F1 24 mostra evolução em relação aos seus antecessores, mesmo em uma franquia onde parece cada vez mais difícil evoluir. O jogo é graficamente perfeito e se aproxima cada vez mais do realismo das pistas, mas ainda passa a sensação de "mais do mesmo". Não é de fato um defeito, mas um detalhe que pode pesar na compra, principalmente daqueles que já possuem a edição F1 23.
F1 24 está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
*Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia gentilmente cedida pela EA.