Forza Horizon ganhou um concorrente com The Crew Motorfest
Novo game de corrida da Ubisoft acerta ao seguir estilo do jogo de Xbox
Já vai longe o tempo em que Need for Speed, da EA, era referência em jogos de corrida casuais. Hoje, quem reina nesse segmento é Forza Horizon, da Playground Games. Mas em 2023, um novo festival de velocidade chega para disputar a atenção dos fãs: The Crew Motorfest.
Após participar do beta fechado do novo game da Ubisoft, digo com tranquilidade: o game tem boas chances de dominar as pistas quando for lançado em setembro para PC e consoles.
Ao contrário dos jogos anteriores, que tentavam se destacar por mapas enormes, que reproduziam todo o território dos Estados Unidos, Motorfest é mais centrado em um cenário específico (e que bela escolha, diga-se de passagem): as ensolaradas ilhas do Hawai.
Escolher uma região específica, com vários biomas e paisagens deslumbrantes, foi uma escolha acertada, pois permite que os desenvolvedores entreguem um mundo mais detalhado, que enche os olhos de quem joga. Também dá uma identidade unificada ao jogo. Mesmo jogando no modo desempenho, que foi meu favorito, o jogo esbanja charme.
No modo gráfico, cada volta pede um 'print' da tela, com ótimos efeitos de iluminação ao pôr-do-sol e ao amanhecer, cidades cheias de luzes artificiais e paisagens paradisíacas cortadas pelas estradas por onde circulam bólidos em alta velocidade.
Motorfest mantém os diferenciais de The Crew, como o alto nível de personalização dos veículos. É possível alterar os aspectos dos carros de muitas maneiras, dando ao veículo a personalidade do jogador. É um dos elementos que vão pegar os fãs da franquia Need for Speed de jeito.
Outra semelhança com NFS fica para a direção, que é bem mais 'arcade' do que o rival direto, Forza Motorsport. Claro, você pode jogar com as assistênticas desligadas, se busca uma experiência mais próxima a de um simulador de corrida, mas honestamente, Motorfest parece pensado para uma direção mais divertida, veloz e descontraída.
As semelhanças com a série da Playground Games, exclusiva do PC e consoles Xbox, são muitas. O clima de festival, as interações entre personagens fora da pista de corrida, até mesmo a comunicação visual durante as corridas e algumas das músicas na trilha sonora. Para quem é fã dos jogos da Playground Games, é difícil ignorar o quanto The Crew Motorfest se espelha no rival.
Onde o jogo da Ubisoft mais se diferencia é no sistema de Playlists, novidade de Motorfest que deixa a experiência mais focada. São missões temáticas, cada uma com uma série de provas para competir. Por exemplo, as corridas de rua com carros japoneses, que passam aquele clima de Need for Speed das antigas, com nitro e muito neon. Ou as provas com carros clássicos, que contam até com um filtro vintage na tela. Um detalhe bacana é que a interface na tela muda de acordo com o carro.
A progressão também me chamou a atenção. Enquanto nos Forza Horizon mais recentes você se sente em um autoshow, ganhando super carros a cada giro da roleta, as Playlists funcionam de forma similar ao Café de Gran Turismo 7, fornecendo novos veículos que se encaixam no tema perseguido pelo jogador.
Também é possível notar melhorias significativas na física, outra prova de que reduzir o escopo do jogo, passando de uma grande 'road trip' pela América para um festival de velocidade em um mapa menor permitiu ao estúdio concentrar esforços em aspectos importantes da jogabilidade.
Guiar uma Lamborghini Countach LPi800, um Jaguar F-Type R ou um Aston Martin Vantage pelas estradas havaianas transmite sensações distintas para quem está no volante, tanto pela física aprimorada quanto no som dos motores.
Só em setembro vamos saber o quanto The Crew Motorfest vai realmente entregar para os jogadores, em termos de conteúdo. O jogo anterior, The Crew 2, tem um longo histórico de adições desde que chegou 5 anos atrás, então o ingresso para este novo festival tem potencial para render muito tempo de diversão.
The Crew Motorfest chega em 11 de setembro para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. O game estará disponível no lançamento no serviço Ubisoft+.
*Este teste foi feito em um Xbox Series X, durante o beta fechado de The Crew Motorfest.