Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Frostpunk 2 dobra as apostas do original com questionamentos morais

Novo jogo capitaliza na fórmula do antecessor; confira a análise

30 set 2024 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários
Frostpunk 2 já está disponível para PC e será lançado para consoles em 2025
Frostpunk 2 já está disponível para PC e será lançado para consoles em 2025
Foto: Divulgação / 11 Bit Studios

O Frostpunk original, lançado em 2018 para consoles e PC, se tornou uma febre por promover um take único no gênero de construção de cidades. Ao invés de construir uma cidade futurista, o título colocava o jogador no centro de um mundo congelado, rodeado de decisões sociais e morais. 

Agora, em 2024, o estúdio decidiu capitalizar na fórmula com Frostpunk 2. Sendo uma sequência direta, o jogo se inicia alguns anos após os eventos do original, onde o capitão busca levar os habitantes de sua cidade até a terra prometida de “Nova Londres”. Mas, o caminho até lá é longo, e será trilhado por muito sangue, petróleo e corpos.

Todas as estradas levam até Nova Londres 

O mundo continua congelado, e a humanidade está basicamente extinta. Você é o capitão, responsável por liderar, guiar e construir a última cidade humana disponível na Terra. Mas, o peso da coroa é pesada, e a jornada está longe de ser simples.

Frostpunk 2 tem uma forma especial de fazer você se sentir um completo monstro. Seja criança, adulto ou até mesmo ancião, todos devem trabalhar para garantir que a sobrevivência humana seja prolongada, mas até onde você iria para realizar este sonho? 

Decisões morais são constantes em Frostpunk 2
Decisões morais são constantes em Frostpunk 2
Foto: Reprodução / Douglas Costa / Terra Game On

Sua cidade precisa de petróleo para garantir aquecimento, mas os trabalhadores estão cansados. Você permitiria que eles trabalhassem menos ou os estimularia a se esforçar mais? Você garantiria o descanso dos idosos da cidade ou expulsaria-os da cidade para poupar recursos? Eu fiz exatamente isso, e apesar de ter economizado um pouco de comida, os habitantes da minha colônia passaram a me odiar com todas as forças.

A todo momento, o jogo te oferece oportunidades de escolhas morais que devem ser realizadas não na base da emoção, mas sim na razão. Se a sua cidade está com pouca comida, não seria mais lógico eliminar os doentes e os idosos? Mas, ao fazer isso, sua reputação com os residentes se deteriora, e o rumo da história vai mudando diante dos seus olhos.

Uma nova perspectiva

As novas mecânicas são o núcleo da jogatina em Frostpunk 2
As novas mecânicas são o núcleo da jogatina em Frostpunk 2
Foto: Reprodução / Douglas Costa / Terra Game On

Apesar de existir no mesmo universo do jogo original, Frostpunk 2 traz novas mecânicas que se afastam um pouco do gênero city builder. Uma das novidades é o quebra-gelo, onde mandamos equipes de escavadores que liberam novos espaços de criação no mapa, permitindo instalar novos distritos de coleta, caça e petróleo. 

O jogo traz um modo campanha com cinco capítulos, que basicamente servem como tutorial para o modo “utopia”. No modo utopia, você tem a oportunidade de criar e gerenciar sua cidade sem limites de tempo, e é basicamente o modo principal de jogatina do título. 

Claro, é totalmente recomendável jogar o modo história, mas saiba que você não vai perder muito além de algumas cenas que alimentam a lore do universo.

Cumpra promessas para aumentar a confiança das diferentes facções
Cumpra promessas para aumentar a confiança das diferentes facções
Foto: Reprodução / Douglas Costa / Terra Game On

Mas, uma das mecânicas mais divertidas de Frostpunk 2 está no sistema de governo. Aqui, você precisa aprender a balancear o ânimo de diferentes facções, realizando promessas e cumprindo pedidos como um bom governante. Mas, é claro, as promessas feitas para uma facção podem comprometer sua aprovação com outros, e é aí que o sistema de governo brilha. 

Ao subir sua reputação com as diferentes facções, você ganha o poder de passar novas leis e descobrir novas tecnologias. Para isso, você precisa garantir os votos dos membros do parlamento, seja por meio de subornos, promessas, e outras maneiras disponíveis. Isto cria muitos cenários políticos, que faz você se sentir como um verdadeiro político brasileiro. 

Conclusão

Frostpunk 2 - Nota 8
Frostpunk 2 - Nota 8
Foto: Divulgação / Terra Game On

Frostpunk 2 é uma ótima sequência, dobrando a aposta naquilo que funcionou com seu antecessor, e criando novas maneiras de engajar com o jogador. Os novos sistemas funcionam perfeitamente, a jogabilidade continua divertida e hardcore, e no final da jogatina você vai acabar se sentindo como um grande ditador. 

Basicamente, se você já se fantasiou como um grande líder em uma sociedade prestes a colapsar, então Frostpunk 2 é o jogo perfeito para você! Mas cuidado, o jogo não é para todos, principalmente para aqueles que não estão acostumados com experiências mais hardcore.

Frostpunk 2 está disponível para PC. Versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S serão lançadas em 2025.

Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela 11 Bit Studios.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade