Hi-Fi Rush é ainda melhor no PlayStation 5
Jogo da Tango Gameworks funciona muito bem com tecnologia do DualSense
Hi-Fi Rush é um jogo com uma jogabilidade de ação rítmica, que segue a história de Chai. O jogo foi indicado em cinco categorias no The Game Awards 2023, tem uma boa linguagem visual e chegou para o PlayStation 5 em março de 2024.
Uma das grandes mudanças da Microsoft em 2024 foi o lançamento de jogos antes exclusivos também para PlayStation 5 (PS5) e Nintendo Switch. Nesta nova linha de ação, Hi-Fi Rush foi um dos escolhidos para fazer sua estreia na plataforma da Sony e o resultado é um desempenho que fica ainda melhor com o DualSense do PS5.
Não entendam errado, em essência, o jogo ainda é o mesmo que foi indicado em cinco categorias no The Game Awards 2023. Entretanto, por privilegiar um trabalho técnico espetacular feito pela Tango Gameworks, Hi-Fi Rush e sua jogabillidade de ação ritmada ficam ainda mais imersivos no controle do console da Sony.
História divertida em tom cartunesco
A narrativa de Hi-Fi Rush acompanha a história de Chai, um jovem que sonha em ser uma estrela do rock e possui uma deficiência física em um dos braços. No mundo do jogo, a empresa Tecnologias Vandeley se especializou em ajudar pessoas com problemas físicos com membros robóticos, mas é a típica corporação do mal que tenta passar uma imagem de boazinha.
Assim, Chai consegue um braço robótico, mas no processo de substituição, a empresa comete um erro que coloca o MP3 do protagonista ainda ligado em seu peito. Dessa forma, Chai se torna o que é chamado de “defeito” e, em uma lógica de quadrinhos, passa a realizar todas suas ações no ritmo das músicas que estão tocando no aparelho.
“Isso é ridículo.” Essa frase é dita pelo personagem ao entender o que está acontecendo, mas não é um simples artifício da narrativa para diminuir a suspensão de descrença. Toda a linguagem visual de Hi-Fi Rush, bem como o texto bem-humorado, casam muito bem na criação deste mundo do game. Todos os elementos presentes no jogo estão bem entrelaçados para entregar uma jogatina leve e divertida.
Aliás, não só Chai, como todo o elenco de personagens secundários são carismáticos. Na verdade, até os inimigos, em sua maioria robôs, possuem um texto engraçado que brinca com a ideia de tecnologias super desenvolvidas, mas com inteligência limitada para coisas cotidianas.
Imersão sonora segue impecável
A lógica de gameplay de Hi-Fi Rush é simples, o jogador deve coordenar os seus ataques com o ritmo da música que está tocando o tempo inteiro. Aliás, até mesmo a movimentação é guiada por isso, uma vez que se você coordenar dois “dashes” corretos, um terceiro é realizado.
Entretanto, essa simplicidade passa longe de representar falta de esmero no desenvolvimento do jogo. Para quem busca mais desafio ou uma curva de evolução maior, são quatro dificuldades disponíveis. Contudo, se você quer algo mais leve e divertido, Hi-Fi Rush te dá vários recursos visuais para facilitar a vida na hora de atacar ou se movimentar.
Inclusive, é importante dizer que as batalhas não necessariamente irão te travar caso você não consiga coordenar os golpes. Você receberá menos bônus de pontuação, mas ainda conseguirá derrotar os inimigos. Em alguns momentos será necessário acertar uma combinação no tempo certo para liberar áreas de mapa, mas nada tão complexo.
E é no quesito jogabilidade que Hi-Fi Rush fica ainda melhor no PS5. Tive a oportunidade de jogar a versão do jogo de Xbox Series S e já me deliciei com o fato de que ele conseguia uma boa imersão mesclando o auditivo e visual. Agora, com a tecnologia do Dual Sense, a imersão é ainda maior, já que acontece em três sentidos diferentes.
No Xbox, o controle já era de ajuda, mas não na mesma intensidade que no PS5. É ainda mais fácil encaixar combos e conseguir rank S nas batalhas quando você se orienta também pelo tato. Joguei Hi-Fi Rush pela segunda vez e nas duas ocasiões me peguei naturalmente balançando o corpo no ritmo da gameplay.
O reconhecimento do jogo da Tango já veio durante a premiação do TGA do ano passado, mas agora um novo público poderá ver que as indicações foram mais do que merecidas.
Esta análise foi realizada em um PlayStation 5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Bethesda.