Jogamos: Concord é proposta da Sony em gênero saturado
Novo jogo de tiro da Sony pode não ser a resposta para shooters competitivos que todos esperavam
Nos dois últimos fins de semana, a Sony disponibilizou acesso ao beta de Concord, o jogo de tiro competitivo produzido pela Firewalk, adquirido pela gigante japonesa em 2023. Após um anúncio morno movido por incertezas graças a um trailer genérico, os fãs tinham apenas uma questão na mente: será que o jogo vai ser bom?
Felizmente, após algumas horas experimentando com diferentes heróis, eu obtive a resposta. Mas, já adianto que o saldo não é positivo. Confira as nossas impressões!
Mais um hero shooter
Sim, como é possível perceber através do trailer de jogabilidade, Concord é mais um jogo de tiro competitivo com heróis. Veja bem, o fato do jogo ser um hero shooter não é exatamente um ponto negativo, mas carrega um certo peso.
Inicialmente, a beta oferece 16 personagens jogáveis. Como é de se esperar, cada personagem traz ao combate suas próprias armas e habilidades, e é impossível que dois jogadores usem o mesmo. Ou seja, o jogo incentiva a rotação de diferentes habilidades na partida, o que seria positivo, se o jogo não fosse tão confuso.
Infelizmente, estava difícil entender as habilidades de cada personagem. Era uma sensação estranha, pois o jogo oferece dezesseis personagens distintos, mas, de alguma forma, parecem ser tão similares em alguns elementos, que fica complicado diferenciar o que cada um fazia.
Além disso, durante a beta, não havia nenhuma forma de experimentar o personagem antes da partida começar. Também era praticamente impossível ler a descrição das habilidades, visto que a natureza rápida do jogo obriga o jogador a reviver rapidamente, não dando tempo para selecionar alguém no menu.
Jogabilidade estranha
A jogabilidade de Concord está longe de ser horrível, afinal, o tiroteio é responsivo e consegue divertir. Porém, alguns elementos podem ser frustrantes.
Por algum motivo, em um jogo que tenta entregar uma experiência frenética e rápida, matar um inimigo acaba se tornando uma tarefa demorada e, muitas vezes, chata. Eu não consigo apontar o dedo e dizer onde está o problema, mas todo tiroteio que eu participava funcionava do mesmo jeito.
Em nenhum momento você se sente habilidoso, como acontece em outros jogos de tiro competitivo. A graça deste gênero é você ter aqueles momentos vitoriosos, onde é possível sentir que carreguei o time com alguma jogada planejada, seja realizando uma sequência de mortes ou terminando a partida sem morrer.
Concord, pelo menos nesta fase beta, não oferecia isto. Pelo contrário, o jogo parece se esforçar tanto em deixar todos iguais, que acaba afetando completamente a experiência.
Conclusão
Infelizmente, Concord tem tudo para ser apenas mais um jogo genérico buscando espaço num ambiente saturado. Pode até parecer injusto dizer isto baseado em apenas um teste beta, mas muitos dos problemas estão inseridos no DNA do jogo, impossibilitando a tarefa de ser modificado até o lançamento no dia 23 de agosto.
Mas, quem sabe? Eu posso estar errado! Eu apenas sei que a Sony vai ter muito trabalho para emplacar este jogo no mercado, principalmente com o valor inicial de R$ 199,90 no Steam e na PlayStation Store.
Concord será lançado para PC e PlayStation 5 no dia 23 de agosto.